Genial/Quaest: 49% acreditam que Lula saiu mais forte após encontro com Trump na ONU

-
08 de outubro de 2025
Share:

Segundo pesquisa Genial/Quaest, 49% dos brasileiros acreditam que o presidente Lula (PT) saiu mais forte politicamente após o encontro com o presidente dos Estados Unidos Donald Trump na Assembléia Geral da ONU no final de setembro.

Já 27% consideram que ele saiu mais fraco, para 10% ele não ficou nem mais forte nem mais fraco, e 14% não souberam ou não responderam.

Para 65% dos entrevistados, Lula deveria ter uma postura amigável diante das ações de Trump contra o Brasil, enquanto 25% são a favor de uma posição mais dura, 3% opinam por um posicionamento nem duro, nem amigável e 7% não souberam ou não responderam.

No período da pesquisa, anterior à ligação de Lula à Trump que aconteceu na segunda-feira (6), 51% opinaram que os dois iriam se dar bem após uma possível reunião, 36% acreditavam que não, e 13% das pessoas não souberam ou não responderam.

O levantamento foi feito entre os dias 2 e 5 de outubro e ouviu 2.004 brasileiros acima de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Aprovação do governo

A pesquisa também aponta que a aprovação do presidente aumentou dois pontos percentuais desde a última pesquisa, divulgada em setembro. Neste novo levantamento, 48% aprovam o governo Lula e 49% desaprovam, o que demonstra um empate técnico.

Em setembro, 51% dos brasileiros desaprovaram o governo e 46% aprovaram.

Veja o resultado:

Você aprova ou desaprova o trabalho que o presidente Lula está fazendo?

Desaprova: 49%

Aprova: 48%

Não sabe ou não respondeu: 3%

A pesquisa diz que 33% avaliam como positivo o trabalho do governo, 27% como regular e 37% consideram negativo. Os que não sabem ou não responderam são 3%.

A avaliação comparativa, 45% dos brasileiros acreditam que o trabalho do presidente está pior do que as expectativas. É uma queda de 5 pontos em relação ao resultado de setembro, quando a taxa era de 50%. Os que avaliam que o governo está dentro do esperado são 28%, enquanto 25% entendem que a atuação do governo está melhor do que as expectativas. Os que não souberam ou não responderam são 2%.

Compartilhar: