Na CaraSaúde

Países da Europa suspendem voos do Reino Unido após mutação de vírus

By 20 de dezembro de 2020 Nenhum Comentário

A descoberta de nova cepa do coronavírus em circulação no Reino Unido levou governantes da Europa a fecharem as fronteiras para voos e trens provenientes daquele país. Depois de a Holanda suspender os voos provenientes do Reino Unido, a Bélgica anunciou que deixará de receber também os trens oriundos do país.

A medida tem validade por pelo menos 24 horas, a partir da meia-noite deste domingo (20), como uma “precaução”. O primeiro-ministro Alexander de Croo afirmou que o prazo poderá ser estendido após estudos mais conclusivos.

De acordo com o G1, a Itália anunciou que está planejando uma proibição do mesmo tipo. O governo britânico já foi notificado.

“[…] estamos prestes a assinar a cláusula de suspensão de voos com a Grã-Bretanha. Nossa prioridade é proteger a Itália e nossos compatriotas”, disse o ministro das Relações Exteriores, Luigi di Maio.

Ainda segundo a publicação, a Alemanha estuda “seriamente” a suspensão dos voos do Reino Unido e também da África do Sul. Na França, a rede de televisão BFM informou que a mesma decisão é considerada pelas autoridades do país.

O governo da Espanha disse que aguarda uma resposta “coordenada” de Bruxelas. Se não houver uma atuação conjunta, Madri tomará medidas em defesa dos cidadãos do país.

“O objetivo é proteger os direitos dos cidadãos comunitários a partir da coordenação, evitando a unilateralidade”, disse o governo espanhol em comunidade.

Londres e o sudeste da Inglaterra passam por um novo lockdown após a descoberta de nova variante do Sars-CoV-2, considerada 70% mais contagiosa.