Na Cara

Baianos se aglomeram em filas para atendimento nas agências da Caixa e lotéricas de Salvador na manhã desta quarta-feira

By 15 de abril de 2020 Nenhum Comentário

Centenas de moradores de Salvador formaram, mais uma vez, imensas filas nas agências da Caixa Econômica Federal e de casas lotéricas, na manhã desta quarta-feira (15).

Além do pagamento do auxílio da prefeitura da capital baiana, está sendo realizado também é o segundo dia de pagamento do Auxílio Emergencial do governo federal. Na terça-feira (14), também teve fila enorme de pessoas em busca do pagamento do benefício. No interior do estado, na cidade de Juazeiro, teve até confusão e um homem precisou ser contido.

Nesta quarta, na agência da Caixa do bairro de Periperi, subúrbio de Salvador, muita gente na fila estava perto uma das outras, sem uso de máscaras. Na Bahia, até a manhã desta quarta, o número de pessoas infectadas pela Covid-19 passava de 770, com 26 mortes, sendo 13 em Salvador.

Algumas pessoas que foram às lotéricas também disseram que no local fica mais fácil para pagar contas, já que não conseguem fazer por meio de aplicativo ou internet. Com isso, no locais se juntam pessoas que querem fazer pagamentos e que vão receber benefícios.

Outras agências e lotéricas de Salvador, apesar de muita gente, foi respeitada a distância entre as pessoas, como nas lotéricas do bairro do Pau Miúdo e do bairro da Federação.

Nesta semana, até sexta-feira (17), o governo federal faz o pagamento do auxílio emergencial na quantia de R$ 600. O grupo que recebe o benefício esta semana reúne inscritos no Cadastro Único até 20 de março último, que não recebem Bolsa Família e que tiveram os critérios de elegibilidade verificados pela Dataprev, incluindo o grupo de mulheres chefes de família, que poderão ter direito a R$ 1,2 mil.

Além do benefício do governo federal, também é pago nesta quarta a ajuda emergencial da prefeitura da capital baiana: “Salvador por Todos”. Recebem o benefício os trabalhadores que possuem nome com iniciais M.

O cronograma de pagamento do governo federal é diferente. O benefício será pago em três calendários distintos: um para os beneficiários que recebem o Bolsa Família; outro para os inscritos no Cadastro Único que não recebem o Bolsa Família e mulheres chefes de família; e por fim, para quem se inscreveu para receber o Auxílio Emergencial através do aplicativo ou do site do programa.

Para quem receber via poupança digital da Caixa, os saques em dinheiro começarão a ser liberados a partir do dia 27. Antes disso, no entanto, os recursos poderão ser movimentados digitalmente.