BahiaPolítica

Vereador Bruno Barbosa apresenta projeto para criação da biblioteca digital online

By 21 de maio de 2021 Nenhum Comentário

O vereador Bruno Barbosa apresentou na reunião da câmara de vereadores de Teixeira de Freitas, o projeto de lei que cria a biblioteca digital para os alunos de Teixeira de Freitas. Hoje no pais, varias instituições já fazem uso dessa pratica, inclusive a câmara dos deputados, que tem seu acervo na biblioteca digital do congresso nacional.

O mundo digital está invadindo as salas de aula. Aliás, não apenas alguns espaços das instituições de ensino, mas também seus laboratórios e suas áreas de estudos, como as bibliotecas. Isso porque os estudantes estão cada vez mais conectados durante o processo de aprendizado e também em seus momentos de lazer. Por isso, é importante que as instituições, como as faculdades e universidades, setores públicos, secretarias de educação, se transformem diante dos desafios e das novas necessidades dos seus alunos.

Investir em soluções digitais, como em uma biblioteca virtual, por exemplo, para que o acesso à informação se torne mais acessível e prático, é uma dessas importantes mudanças. Afinal, um acervo virtual de livros e outros materiais didáticos pode colaborar positivamente para aprendizado dos seus alunos, para o planejamento de aulas dos professores e até para a imagem da instituição.

Além disso, toda a burocracia envolvida no empréstimo de um livro físico na biblioteca, com data específica para a devolução no local (o que pode gerar multas, inclusive, caso haja atraso), é deixada para trás. Nesse sentido, o tempo dos alunos é melhor aproveitado com outras responsabilidades, por exemplo.

Mobilidade 

Por meio de uma biblioteca virtual, é possível ter acesso a diversos livros em qualquer hora e lugar. Inclusive, em momentos que sejam mais propícios para o usuário, seja ele o estudante, seja ele o professor. Além disso, é possível acessar o acervo através de um computador ou por meio de aparelhos móveis, como tablets ou smartphones.

Como o acesso é bastante prático, permitindo que cada usuário esteja com toda a biblioteca na palma da sua mão, os alunos são estimulados a ter ainda mais foco nos estudos. Além disso, podem se aprofundar ainda mais em certos assuntos, já que existe uma vasta coleção de livros!

Acesso compartilhado 

Muitas vezes, em uma biblioteca física, acontecem verdadeiras disputas para o empréstimo de livros bastante requisitados. Já outros alunos podem mesmo desistir de usar determinada obra durante seus estudos pela falta de disponibilidade de exemplares. Isso acontece porque as cópias dos livros disponíveis para locação podem mesmo ser limitadas.

Contudo, a partir da utilização de uma biblioteca virtual, essa questão é totalmente solucionada! No meio digital, alunos e professores podem acessar um mesmo livro e de maneira simultânea, o que é ótimo para a consulta de materiais durante as aulas, por exemplo.