ColunistasNa Cara

Prova de vida do INSS pode ser feita sem sair de casa

By 14 de junho de 2021 Nenhum Comentário

A prova de vida para quem é beneficiário do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) poderá ser feita sem sair de casa. De acordo com a Agência Brasil, o exame estará disponível nos aplicativos Meu Gov.br e Meu INSS ou pelo site meu.inss.gov.br. Os aplicativos estão disponíveis no Google Play e App Store.

O objetivo do governo é evitar a formação de aglomerações. A exigência de prova de vida para recebimento dos benefícios foi retomada em junho, após suspensão provocada pela pandemia. Ao todo, são 36 milhões de aposentados, pensionistas e outros beneficiários de programas assistenciais. Apesar da dispensa da prova de vida, não houve suspensão dos pagamentos nos últimos 13 meses.

Agora, a comprovação poderá ser feita por meio de uma tecnologia de biometria facial desenvolvida pelo Serpro e pela Dataprev. Contudo, só terá acesso ao sistema quem registrar conta no portal de serviços gov.br, do governo federal, além de ter cadastro no sistema de biometria da justiça eleitoral.

Atualmente, há cerca de 11 milhões de segurados em atraso com a prova de vida. Se não for possível regularizar a situação pelo telefone celular ou via site, a orientação é procurar a agência bancária responsável pelo pagamento do benefício. Quem tiver dificuldades de locomoção pode fazer a prova de vida por procuração cadastrada no INSS.