O Prefeito da cidade de Vereda, Extremo Sul da Bahia, Manrik Teixeira, realizou, nesta terça feira 20 de abril, sua primeira Live como prefeito de Vereda, como tema da Live, ” Prestação de contas dos 100 dias de Governo”.
Apresentado pelo Jornalisata Sammy Chagas, o Prefeito Manrik contou com a presença dos seus secretários, onde cada um pode falar do trabalho que foi iniciado e o que já foi efetivado nesses 100 dias de gestão.
O Prefeito Manrik, disse que o desafio é muito grande , mas o que não esperava era encontrar um rombo de mais de 7 milhões de reais, dificultando diversas ações e possibilitando diversos bloqueios dos recursos. Manrick afirma que está conversando com todos os credores, com as instituições bancárias e com o INSS, para evitar um colapso financeiro do município.
A prioridade segundo Manrick, é o salário dos servidores, e pagamento dos fornecedores, que possibilitam o funcionamento da prefeitura e suas diversas secretarias.
Colocar as finanças em dia, limpar o nome do município que estava sujo junto as instituições, foi o primeiro desafio, desafio esse que está sendo superado, ” já limpamos o nome do município “afirmou Manrick.
Se destacam as seguintes ações nos primeiros 100 dias de Governo ações importantes e urgentes.
Programa Minha Casa Melhor levando moradia digna a quem mais precisa. O Prefeito já afirmou que esteve em Salvador em busca de recursos para um programa arrojado de casas populares.
Também se destacam as ações :
Trator solidário , que é a o compartilhamento de máquinas com os pequenos e médios agricultores , custeado 100% pelo município.
Saúde para todos, levando atendimento aos 4 cantos do município, destravando a fila de exames e procedimentos. Já se fez em 100 dias o que não se fez nos últimos 2 anos.
Construção de um calendário escolar e planejamento de uma merenda escolar de qualidade.
Acabar com os cabides de emprego, onde as pessoas que eram contratadas no passado, só recebiam o salário e boa parte não serviam ao município.
Estruturação da secretaria de Agricultura para atender os grandes, médios e pequenos agricultores, para geração de emprego e renda.
Para Manrik são vários os desafios, e o primeiro deles será o sistema de qualificação profissional que será implantado na Cidade, o prefeito Manrick já autorizou aos seus secretários o empenho para possibilitar transporte gratuito para formação urgente dos jovens da Cidade. Manrick afirma que a cidade foi deixada de lado, quando não optou se para implantação de um sistema de qualificação profissional da população, hoje muita das vezes se tem a vaga no município, mas não se tem o profissional, tudo isso porque o município foi abandonado por décadas. Mas essa história começou a mudar e vai mudar.
Ao final Manrik mandou um recado para aqueles que sempre o procuram pedindo emprego. ” Para mim dar emprego a vocês, eu tenho que garantir o salário de todos vocês, e também garantir, um bom serviço prestado. Por esse motivo estou colocando as contas da prefeitura em dia, e buscando mecanismos para capacitação profissional da nossa população”, disse Manrik.
São só 100 dias, dias melhores virão, e tenha certeza, não sou um prefeito de meia dúzia, sou um prefeito de todos, todas as ações da prefeitura deverá beneficiar a toda cidade e não meia dúzia, como no passado.