Novembro Azul: Hospital Estadual Costa das Baleias destaca importância da prevenção do câncer de próstata
-
22 de novembro de 2024No mês dedicado à iniciativa internacional de conscientização sobre a saúde masculina, em especial a prevenção do câncer de próstata, o Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), em Teixeira de Freitas, destaca a relevância da detecção precoce da doença. Ao longo do mês, a unidade realiza ações de conscientização direcionadas aos colaboradores, pacientes e acompanhantes. Palestras educativas, caminhada temática e musicoterapia fazem parte da programação.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tumor na próstata é o segundo caso de câncer mais comum entre os homens. A descoberta na fase inicial é fundamental para que os métodos de tratamentos sejam menos agressivos e mais eficazes. O paciente José Gil de Sousa, de 87 anos, está em tratamento para câncer de próstata há 18 anos. Ele afirma que a detecção precoce da doença, durante um exame de rotina, foi fundamental para o decorrer do tratamento. “Tive dificuldades para urinar e senti que algo estava errado quando começaram a ocorrer episódios de sangramento. Hoje, reconheço que essa descoberta prematura foi muito importante para eu estar aqui com a idade que tenho”, compartilhou.
A coordenadora do Serviço de Oncologia do HECB, Jéssika Anunciação, alerta sobre a realização de exames de rotina. “É muito importante que os homens superem esse tabu e busquem realizar exames para diagnosticar o câncer de próstata. Mesmo os sintomas mais leves devem ser motivo para procurar ajuda profissional”, destacou.
Prevenção e sintomas
Conforme o INCA, a prática regular de atividades físicas, manutenção de peso corporal adequado e alimentação saudável são as principais formas de prevenir o câncer de próstata. Além disso, o uso de hormônios sintéticos e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas não são recomendados.
Especialistas orientam a realização de exames regularmente. É importante estar atento a sinais como dificuldade para urinar, demora para iniciar ou concluir o ato, além de sangramentos ou a necessidade frequente de ir ao banheiro tanto durante o dia quanto à noite.