Cenário da fome, se agrava no Brasil

Sammy Chagas
12 de fevereiro de 2022
Share:

Por Josias Gomes

As gerações que viveram no Brasil antes dos programas como o Fome Zero e o Bolsa Família, sabem perfeitamente como era rotineiro pessoas em carne e osso, descamisadas pedirem comida nas portas, ruas e sinaleiras das grandes cidades. No imaginário coletivo do brasileiro, a fome era algo enraizado em nossa sociedade, “impossível” de ser erradicada.

Pior do que relativizar a fome, era o discurso raso e desumano de alguns, que culpavam as vítimas famintas, os chamavam de preguiçosos e que aquele calvário era justo, perante tamanho descompromisso com a própria vida. *Nós do PT sempre acreditamos que a fome é uma decisão política e faz parte do projeto de dominação dos poderosos pra se perpetuarem no poder impondo suas condições sempre precárias*.

O PT chegou ao poder e erradicou a fome no país! Provamos que quando existe vontade política aliada a um projeto de emancipação socioeconômica do ser humano, vencemos o flagelo da miséria e fome. Mas o que é básico para nós, -pessoas tendo direito a comida três vezes ao dia, é encarado por parte da sociedade de mente escravista como mero assistencialismo, populismo e argumentos genéricos baseados no ódio de classe.

Infelizmente depois do golpe, o projeto da fome foi reintegrado pela direita e aprofundado pela extrema direita .

Dados desenvolvidos pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), divulgado em 2021, indicou que 55,2% dos lares brasileiros vivenciavam um cenário de insegurança alimentar — um aumento de 54% em relação a em relação a 2018, quando esse percentual era de 36,7%. São 116,8 milhões de brasileiros que não sabem se farão a próxima refeição do dia*.

Pessoas famintas além de estarem numa situação desumana, passam a se submeter a trabalhos análogos à escravidão, já que o objetivo imediato é sobreviver. A situação se agrava quando analisamos o número de desempregados que gira em torno de 15 milhões, além disso, temos 40% dos trabalhadores submetidos ao trabalho informal. Estes números provam que a maioria da população brasileira foi tragada pela miserabilidade imposta pelo governo Bolsonaro, refutando a teoria de que as pessoas são miseráveis por escolha própria.

O PT vai e precisa voltar a governar este país pra acabar com a fome, o desemprego, retomar o pleno emprego e valorização dos salários dos trabalhadores. Em poucas linhas, mas cientes de que precisamos de muito trabalho, resume-se aqui resposta pra acabar com a tragédia que atinge mais da metade do país. O Brasil deveria escrever em sua bandeira: Fome Nunca Mais! O país que tem um faminto não atingiu a verdadeira libertação.

Por

Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Compartilhar: