Teixeira de Freitas sedia plenária territorial da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

-
03 de agosto de 2023
Share:

Nesta terça-feira (01), ocorreu a plenária territorial da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas. Parceria da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas — através da Secretaria de Assistência Social — Governo do Estado da Bahia e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COMPED), o evento teve como tema “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo”.

A ocasião é de extrema importância para garantir a participação e representatividade das pessoas com deficiência (PCD) no processo de formulação de políticas públicas que afetam diretamente suas vidas. Essas conferências são espaços democráticos que permitem o diálogo entre governo, sociedade civil, organizações não governamentais e cidadãos com deficiência. Foram recebidos também representantes dos municípios de Itamaraju, Ibirapuã, Medeiros Neto, Nova Viçosa e Posto da Mata.

Mabiel, pessoa com deficiência física, esteve presente e ressaltou a relevância da plenária: “é muito necessária não só para nós PCD, mas para a sociedade como um todo. E vai muito além da política: é sobre ter empatia e se sensibilizar com o próximo”.

“É uma satisfação muito grande poder apoiar esse evento, participar das discussões e construir propostas para a melhoria na qualidade de vida dos teixeirenses”, disse Danilo Fernandes, secretário de Saúde. “Através de equipamentos como o CER IV e o CAPES, garantimos o acesso igualitário a serviços médicos e de cuidados especializados, atendendo as necessidades de cada caso de forma humanizada”.

“Esse é um espaço crucial para a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde os direitos e necessidades das pessoas com deficiência sejam reconhecidos e atendidos de forma adequada e democrática”, ressaltou Penélope Belitardo, secretária de Assistência Social. “Nossa gestão se compromete em promover a igualdade de oportunidades e garantir o exercício pleno da cidadania por parte de todos os cidadãos, independentemente de suas habilidades ou condições”.

Compartilhar: