BahiaNotícias

Ta faltando sangue

By 4 de junho de 2019 Nenhum Comentário

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) iniciou uma campanha neste mês de junho para aumentar o estoque de sangue, que está em estado crítico. A unidade móvel da Hemoba vai circular por Salvador e cidades do interior.

A iniciativa é uma preparação para o período do São João, marcado pelas festas, brincadeiras com fogos e, em especial neste ano, a realização de jogos da Copa América, em Salvador.

Segunda a diretora de hemoterapia, Rivania Andrade, nos meses de março e abril houve redução de candidatos à doação, entretanto a necessidade de sangue é diária. É necessário que haja frequência do doadores para garantir a assistência adequada durante o São João.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h) e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

A Hemoba alerta que, nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe. O horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

Os endereços e horários de funcionamento de cada unidade de coleta estão disponíveis no site da Hemoba. Mais informações também podem ser acessadas através das páginas oficiais da Fundação no Facebook (fb.com/hemoba) e no Instagram (@hemobaoficial).

Fonte – G1