Só vai resolver quando cederem’, disse Jerônimo Rodrigues sobre conflitos no extremo-sul

-
27 de fevereiro de 2026
Share:

“Só vai resolver quando sentarem os dois interessados para conversar e abrirmos mão”. Foi dessa forma que o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou que ocorrerá a resolução dos conflitos entre indígenas e fazendeiros no extremo sul da Bahia. A declaração foi dada durante entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia, nesta sexta-feira (27).

“Eu tenho que defender essa relação e esse entendimento. Saber onde os indígenas podem abrir mão de um pedaço da terra, onde os empresários podem ceder. Demarcou, quem definiu quem é o dono, acabou o conflito. Eu espero que a gente possa fazer isso para criarmos um ambiente de paz aqui na Bahia”, disse Jerônimo.

Questionado sobre o ataque a duas turistas que foram baleadas em meio a esse conflito, o petista afirmou que está acompanhando toda a situação. Segundo ele, reuniu-se com representantes do Ministério dos Povos Indígenas e tem procurado fortalecer a segurança na cidade, com mais policiais.

“Mas esse não é um tema de polícia, é um tema anterior. Se terras indígenas são reconhecidas, têm que ser respeitadas. Se os empresários têm domínio da posse, também tem que ser respeitado. Eu não posso ter partido sobre isso. Eu tenho que estar do lado da paz, da mediação do conflito”, disse o político.

Segundo o governador, “esse tema de paz no campo não é de esquerda ou de direita”.

Compartilhar: