
Secretário de saúde de Teixeira de Freitas tem perfil de Facebook e watzap hakeados
-
30 de maio de 2020Circulou nessa manhã de sábado 30 de maio a informação em que os leitos de UTI de Teixeira de Freitas teria atingido 100% de lotação.
Imediatamente entramos em contato com o secretário Herbert Chagas para confirmar a informação e colher mais detalhes. Para nossa surpresa a resposta do secretário foi ,” a informação procede porém as publicações no meu perfil não procedem, ou seja não foram feitas por mim, o meu perfil de Facebook foi Hakeado e tudo indica que o watzap também.
O contas de Facebook e watzap do secretário foram usadas para espalhar notícias referentes ao COVID19 sem a permissão dele.
O secretário informou que está tomando as medidas necessárias pois se trata de um crime virtual e também de fakenews, ambos tipificados como crime.
Clonagem de números de celular e watzap de autoridades tem se tornado comum e de rotina no Brasil, tanto que os governos estão se movimentando em criar leis que punam com mais rigor esses criminosos.
Segundo secretário existem 5 leitos exclusivos para Covid19 e ainda sendo instalados mais 20 leitos no hospital de campanha.