Secretaria de Agricultura de Alcobaça promove curso de Olericultura

-
28 de julho de 2022
Share:

 

A Prefeitura de Alcobaça por meio da Secretaria de Agricultura do município, está capacitando os produtores rurais do município e seus técnicos, com o curso de Olericultura.

Participaram da abertura do curso, Sindicato dos Produtores Rurais de Teixeira de Freitas, representado pelo Presidente Dori Neves do Assessor Regional do Senar Bahia, Gilson Liberato; e o secretário de Agricultura de Alcobaça, Rubenslene ( Rubão).

A Olericultura já faz parte de uma tradição natural da Agricultura de Alcobaça, precisando apenas de aprimoramento técnico, e informações sobre novas tecnologias e manejos técnicos para crescimento da produtividade e melhoria dos produtos.

O curso de Olericultura será ofertado em parceria com o SENAR e o Sindicato Rural de Teixeira de Freitas.

As práticas da olericultura são importantes tanto para o consumo quanto para a economia do país. Usada para a comercialização e produção de alguns alimentos, a olericultura visa suprir as necessidades da sociedade a base do consumo saudável.

Alimentos naturais, livres de agroquímicos, benéficos para a saúde e de produção sustentável estão sendo inseridos nas atividades da olericultura. Isso porque a preocupação dos produtores e da população em relação às práticas saudáveis de alimentação vem crescendo exponencialmente.

O que é olericultura?

Olericultura é um segmento da horticultura que engloba a exploração e produção de legumes, vegetais e hortaliças. Produtos como o chuchu, alface, tomate, cenoura, couve e repolho, além de raízes, tubérculos, caules e frutos variados fazem parte da sua produção. A prática da olericultura tem ganhado credibilidade devido ao sistema de produção sustentável, uma vez que os ciclos biológicos são curtos resultando em mais de um cultivo anualmente.

Além do cultivo de vegetais e legumes, a Associação Brasileira de Hortaliças (ABH) inclui nos plantios alimentos como:

  • o melão
  • a batata doce
  • o inhame
  • o morango
  • a melancia
  • a mandioquinha-salsa
  • a batatinha

olericultura no Brasil necessita de tratos culturais intensivos e maior uso da mão de obra durante todo o ciclo. Consiste em uma atividade econômica arriscada para o produtor rural que faz uso do sistema convencional, uma vez que as plantações ficam expostas a propagação de doenças e alterações climáticas, podendo ser prejudicadas pela variabilidade de preços durante a comercialização.

Compartilhar: