Na Cara

Saiba o que foram as luzes avistadas no céu, na noite dessa quarta-feira 10/02

By 11 de fevereiro de 2021 Nenhum Comentário

Será um pássaro? Um avião? Uma invasão alienígena? Moradores de Teixeira de Freitas observaram no início da noite desta quarta-feira (10/02) um estranho fenômeno no céu: um “cordão de estrelas brilhantes”, se movendo em conjunto.
Embora impressionante, o fenômeno tem uma explicação simples: as luzes são provenientes de satélites da constelação Starlink, da SpaceX, lançados ao espaço a bordo de um foguete Falcon 9.
Os satélites se alinham no céu como uma locomotiva, pois estão praticamente na mesma órbita. Especialistas comentam que os equipamentos são visíveis, geralmente, no pôr do sol, entre 18h e 19h30 e ao amanhecer, entre 4h30 e 5h30.
Apesar de a esperança de que estraterrenos talvez estivessem passando pela órbita da capital mineira ter aguçado a curiosidade de alguns, a realidade é que as linhas são a passagem de parte da Starlink, um projeto desenvolvido pela Space X, do bilionário Elon Musk.
As luzes são uma constelação de satélites que visam criar uma plataforma de baixo custo e alto desempenho de internet mundo afora. A “tropa” da Starlink foi lançada em órbita no 23 de maio de 2019, às 22:30, e é formada por 60 satélites.