Na Cara

Respiradores acabam de chegar no Hospital de Teixeira de Freitas

By 6 de junho de 2020 Nenhum Comentário

Escoltados pela PRF os 20 respiradores que irão auxiliar o Hopsital de Campanha acabam de chegarem no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.

O município de Teixeira de Freitas recebeu, na noite deste sábado (06), 10 ventiladores de UTI, mais conhecidos como respiradores. Junto a estes, foram entregues 10 respiradores de transporte. Os equipamentos, que foram enviados pelo Ministério da Saúde do Governo Federal, em uma ação conjunta com a empresa Suzano Papel e Celulose, são destinados ao Hospital de Campanha do Município.
A estrutura do Hospital de Campanha é uma parceria do Governo do Estado com a Suzano. Para que receba os pacientes da COVID-19 da região, o Hospital de Campanha, que tem capacidade para 20 leitos, ainda precisa de equipamentos essenciais. Dos respiradores que chegaram, 10 são apropriados para uso em UTI. Os demais, como o nome sugere, são utilizados em ambulâncias para o transporte dos pacientes. Entre os equipamentos essenciais, que ainda não chegaram ao município, estão: bomba de infusão, cardioversor básico com desfibrilador e monitor ECG, aspirador de secreções portátil, aparelho de pressão com pedestal, entre outros.

De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “a boa notícia permite a abertura de 20 leitos de UTI já na próxima semana”, afirma o secretário, ao ressaltar ainda que a solidariedade do empresariado baiano é fundamental neste momento. “A rede de relacionamento, logística e recursos financeiros do setor privado auxilia estados e prefeituras de sobremaneira”, destaca.

Aguardamos um esclarecimento quanto a origem dos aparelhos referente ao tema Suzano que seria  empresa parceira da ação.

As informações extra oficiais dão conta que aconteceu um aporte financeiro  entre Suzano e o Ministério da Saúde devido relações com o fornecedor para manter a compatibilidade dos aparelhos com a estrutura montada.

Porém aguarda se um posicionamento ofícial da Suzano.

O mais importe é que os respiradores chegaram.

“A Suzano entende que este momento requer empatia e união. Por isso reafirma o seu empenho em colaborar com o Governo do Estado para o atendimento adequado à população do extremo-sul, infectada pelo Covid-19. O Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas é fruto deste esforço conjunto e um instrumento importante que ajudará a salvar muitas vidas”, afirma Mariana Lisbôa.