
Ranking dos nomes mais registrados em 2021 pelos cartórios baianos tem novidade
-
17 de dezembro de 2021Uma tendência observada pelos 691 Cartórios de Registro Civil da Bahia foi que os nomes simples, curtos e bíblicos foram maioria em 2021. Os cartórios foram responsáveis pelo registro de nascimento dos quase 170 mil de bebês neste ano.
Pela primeira vez entre os meninos, Gael foi o nome mais escolhido, com 2.428 registros. Já entre as meninas, Laura foi a escolha de 1.365 pais. Ao lado das duas novidades, um novo rol de nomes preferidos começa a se destacar na nova geração de baianos.
É o caso de Ravi, que até 2019 não figurava na lista dos 50 nomes mais escolhidos e, em 2020, passou a ocupar a 21ª posição da lista oficial dos Cartórios brasileiros. Agora em 2021 já é o oitavo nome mais escolhido entre os meninos. O mesmo se aplica a Samuel, 30º em 2019, décimo em 2020, e agora na sexta colocação. Enzo Gabriel que era o favorito em 2019, ficou em sexto em 2020 e, neste ano, se encontra na nona posição. Novas tendências como Lorenzo, Anthony, Isaac, Henry e Noah começam a aparecer na lista dos 50 mais entre os meninos.
Entre as mulheres se observa o mesmo fenômeno, com o aparecimento de nomes curtos despontando na lista. Neste cenário surgem Maitê e Aylla, pela primeira vez ranqueados entre os nomes mais buscados entre as meninas. Laura e Alice seguem como nomes preferidos das famílias baianas, seguidos por Helena, Elisa, Maria Cecília e Maria Alice. Luna, Esther e Maya também despontam como novidades.
Os dados completos catalogados pelos Cartórios brasileiros integram o Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), que reúne a base de dados de nascimentos, casamentos e óbitos registrados pelas unidades presentes em todas as 5.570 cidades brasileiras.