Preços do trigo, café e óleo de soja avançam no Brasil com guerra na Ucrânia

Sammy Chagas
23 de maio de 2022
Share:

Foto: Embrapa
Foto: Embrapa

Os preços das commodities agrícolas utilizadas pela indústria de alimentos continuam avançando com a guerra entre a Rússia e Ucrânia, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia). No caso do trigo e do óleo de soja, a oferta desses produtos está diretamente relacionada ao conflito. Já os valores do café, refletem a volatilidade do mercado financeiro em meio à guerra. As informações são do Estadão.

O preço do trigo avançou 2,3% de março a abril no mercado interno. No acumulado de 12 meses, entre abril de 2021 a abril de 2022, o crescimento do valor pago pelo cereal no mercado interno foi de 18,5%, registrando R$ 1.903 por tonelada, segundo o levantamento da Abia. O preço em dólar do cereal importado cresceu 1,8% no mês e 76% no ano.

A Abia também ratificou que a commodity é um dos principais produtos exportados pela Rússia e Ucrânia.

Para o presidente executivo da associação, João Dornellas, o mercado global de trigo permanece com “muitas incertezas” em virtude do conflito no Leste Europeu, que prejudica a oferta mundial da commodity, em meio à demanda aquecida e estoques globais reduzidos.

“Os preços internacionais permanecem com tendência de alta, elevando os do mercado interno e os dos demais países do Mercosul”, declarou Dornellas, acrescentando que a entidade não trabalha com o risco de desabastecimento interno da commodity, já que a Argentina é o principal fornecedor do Brasil.

Compartilhar: