
PP discute federação com União Brasil e pode formar maior bancada da Câmara
-
18 de março de 2025O Partido Progressistas (PP) realiza nesta terça-feira (18) uma reunião para definir a possível federação com o União Brasil. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.
O encontro foi convocado pelo presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), e contará com a participação da bancada no Congresso Nacional e de dirigentes estaduais para debater o tema.
Na última semana, Ciro Nogueira se reuniu com o presidente dos Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), mas ambos descartaram a formação de uma federação entre os partidos. Dessa forma, o acordo em discussão envolve apenas PP e União Brasil, caso haja consenso entre as bancadas.
A divisão do comando estadual da federação seguirá critérios de representatividade no Congresso, enquanto a presidência do bloco será exercida de forma alternada, podendo começar pelo PP.
Atualmente, o PL lidera a Câmara com 99 deputados, seguido pela federação do PT, com 80. O União Brasil possui 59 parlamentares, e o PP, 47. Caso a federação seja confirmada, a nova aliança terá 106 deputados, tornando-se a maior força da Casa.