
PONTE SALVADOR-ITAPARICA GANHA VÍDEO INÉDITO E MARCA ESTREIA NAS REDES SOCIAIS
-
11 de junho de 2025Concessionária lança plataforma digital com detalhamento técnico, impacto social e projeções 3D sobre a maior ponte da América Latina
A Concessionária Ponte Salvador-Itaparica (CPSI) divulgou nesta quarta-feira (11) um vídeo inédito que detalha com riqueza de informações o ambicioso projeto do Sistema Rodoviário que ligará Salvador à Ilha de Itaparica. A produção marca a estreia da presença digital da companhia nas redes sociais e reforça o compromisso com a transparência e o diálogo com a população baiana.
Com duração de seis minutos e linguagem acessível, o vídeo apresenta projeções em 3D legendadas em português, inglês e mandarim. Nele, o público tem acesso aos benefícios da obra, considerada um dos maiores investimentos em infraestrutura da história do Brasil. A ponte promete gerar cerca de 7 mil empregos, aquecer o turismo e impulsionar o crescimento econômico em mais de 250 municípios da Bahia, beneficiando cerca de 70% da população do estado.
Segundo o CEO da CPSI, Cláudio Villas Boas, o conteúdo também evidencia a importância das duas gigantes chinesas acionistas do projeto — a China Communications Construction Company (CCCC) e a China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC). Ambas irão atuar em parceria com empresas brasileiras. “Além do impacto técnico e econômico, destacamos as oportunidades para as comunidades locais: pescadores, marisqueiras, povos tradicionais e de matriz africana serão contemplados com ações específicas de integração e desenvolvimento”, afirmou Villas Boas.
Estrutura digital amplia acesso à população
Com o lançamento dos perfis nas redes sociais, a CPSI inaugura uma nova fase de relacionamento com a sociedade. Os canais oficiais — YouTube (@pontesalvador-itaparica), Instagram (@ponte_salvador_itaparica), TikTok (@pontessaitaparica), LinkedIn, X (@PonteSSA_ILHA) e Facebook — disponibilizarão atualizações constantes, imagens exclusivas e informações técnicas sobre o projeto.
“A presença digital fortalece nossa política de transparência e aproxima a população das transformações em curso. Queremos promover um espaço de diálogo e informação direta, com Ouvidoria integrada e interatividade com os usuários”, destacou Carlos Prates, gerente de Comunicação e Relações Institucionais da Concessionária.
Mais que uma ponte, um novo vetor de desenvolvimento
Com 12,4 km sobre o mar, a Ponte Salvador-Itaparica será a maior da América Latina, transformando a mobilidade regional. O sistema incluirá ainda:
- 4 km de novos acessos em Salvador, com viadutos e dois túneis paralelos à Via Expressa;
- 22 km de nova via expressa em Vera Cruz, ligando Mar Grande até as proximidades de Cacha Pregos;
- Duplicação de 8 km da BA-001, do entroncamento de Cacha Pregos até a Ponte do Funil.
A estrutura será executada através de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo do Estado da Bahia e o consórcio chinês CCCC/CCECC, com 35 anos de concessão para construção, operação e manutenção da obra.
O projeto promete ainda reduzir em mais de 100 km a distância entre Salvador e importantes destinos turísticos do Sul e Baixo Sul da Bahia, gerando impactos positivos nas áreas de logística, comércio, serviços, indústria e mercado imobiliário.
A CPSI convida a população a acompanhar cada etapa desse marco histórico por meio de suas redes sociais, onde também será possível acessar vídeos das fases de sondagem, depoimentos técnicos, curiosidades e informações sobre os projetos socioambientais ligados à obra.
Crédito das imagens: Reprodução / Redes sociais da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica