Palavras, palavras, palavras pequenas – Por Joselito Júnior

Sammy Chagas
23 de novembro de 2022
Share:

Palavras, palavras, palavras pequenas.

Por Joselito Júnior 

Vivenciamos uma disputa partidária das mais intensas dos últimos tempos, advinda de uma polarização baseada e motivada em uma divisão fundamentada por crenças e expectativas políticas, defendidas por cada um dos seus seguidores, numa divisão que se identificava “o nosso lado e o lado deles” que floresceu com muita intensidade e beirou a violência e a práticas políticas abusivas.
Uma eleição que não teve seu fim na apuração dos votos, mas sim, na disputa onde se criou uma divisão de distinção moral entre os grupos, onde ambos os lados se consideram moralmente superiores ao outro grupo, deixando de ser pautado em idéies desenvolvimentistas de liberdade e racionalidade, para focar em provocações.
Não podemos seguir como birutas de aeroportos, devemos pautar nossas opiniões em um debate político qualificado, frutífero de modo que resulte em avanços para todos, avanço intelectual, social e econômico. Chega de palavras ao vento, como diz Cassia Eller na sua Música, Palavras, apenas, palavras pequenas, palavras, momentos, palavras, palavras, palavras, palavras ao vento.
Nestas circunstâncias onde as palavras são proferidas para direcionar agressões, ao menos um dos lados deve exercer sua habilidade empática para proclamar a paz. Aniquilar seu opositor nos encaminhará para que aniquilemos a nós mesmo no futuro, causando o enfraquecimento.
A violência da polarização poderá ser muito hostil ao cidadão comum, que apenas procura sobreviver e não guerrear.
A violência moral, não pode se firmar como o exterminador dos bons costumes e do homem de bem é preciso compreender uns ganham e outros perdem. Como diz Tim Maia: Ah, se o mundo inteiro me pudesse ouvir Tenho muito pra contar, dizer que aprendi E, na vida, a gente tem que entender Que um nasce pra sofrer enquanto o outro ri Mas quem sofre sempre tem que procurar Pelo menos vir a achar razão para viver Ver na vida algum motivo pra sonhar Ter um sonho todo azul, azul da cor do mar
A democracia nos permitirá modificar as nossas razões, certo ou errado, tudo pode mudar, é só votar.
Que DEUS seja louvado.
Amém!!!

Joselito Júnior

Compartilhar: