País lidera uso de inteligência artificial acima da média global em 2024

-
17 de janeiro de 2025
Share:

Google, em parceria com a Ipsos, empresa multinacional de consultoria de mercado, realizou uma pesquisa com 21 mil pessoas em 21 países, revelando que, em 2024, o Brasil superou a média global no uso de inteligência artificial (IA). No país, 54% dos brasileiros relataram utilizar a tecnologia, enquanto a média mundial ficou em cerca de 48%. Além disso, 65% dos brasileiros acreditam que a IA pode contribuir significativamente em diversas áreas do cotidiano.

A IA generativa, utilizada para criar conteúdos como imagens, músicas e textos, exemplificada pelo ChatGPT da OpenAI, tem ganhado destaque. Segundo o estudo Nossa Vida com IA: Da inovação à aplicação, o otimismo em relação ao potencial da IA cresce à medida que seus benefícios se tornam mais evidentes. No Brasil, 60% dos entrevistados acreditam que a tecnologia pode gerar maior expectativa de ganhos, incluindo o aumento de empregos, visão que é compartilhada por 49% dos participantes globalmente.

Os brasileiros destacaram áreas em que a IA facilita o dia a dia, como a busca por informações online (81%), assistência pessoal (76%) e apoio aos estudos (74%). Além disso, ferramentas como assistentes de escrita (85%) e tradutores (89%) foram amplamente reconhecidas como importantes para a rotina.

 

Compartilhar: