Na Cara

Nossos Cemitérios

By 2 de novembro de 2019 Nenhum Comentário

O dia de finados é comum a visita aos nossos cemitérios onde homenageados e rezamos pelos nossos entes queridos.

Visitando os cemitérios de Teixeira de Freitas algo me chamou atenção, porém de forma regional.

Porque nossos cemitérios públicos são tão mal cuidados, não é só em Teixeira de Freitas, mas existem cemitérios na região que é uma total abandono e descaso.

Estava eu no Reviver Park em Teixeira de Freitas e perguntei para um amigo, quem são os donos deste local? Ele respondeu, ” é um grupo que tem vários cemitérios “, logo veio a resposta na minha mente, ” Norral”.

Um cemitério particular, bem cuidado e com um custo bem menor que os cemitérios públicos devido o plano de lapides e sepulturas padronizadas o que facilita uma gestão macro do cemitério.

Hoje no momento em que nossa reportagem visitava o reviver, uma pessoa se destacava em meio a mais de 2 mil pessoas, pela atenção e cuidado com cada um, desde o estacionamento até a sepultura.

Eu perguntei quem é aquele? Me responderam, o gerente. Mais uma vez veio a resposta na minha mente, ” tá explicado porque ele tem todo esse cuidado com as pessoas”, não é porque ele é gente boa, é porque essa é a principal função dele, lidar com o sentimento das pessoas.

Talvez você deve está me questionando, mas lá o valor de uma sepultura não seria para menos, também digo não se gasta muito para gerir um cemitério desde que se saiba gerir.

Porém o meu questionamento não é a estrutura mas sim a forma de gerir um cemitério, que também exige norral e não colocar apenas pessoas que tenham Boa vontade.

A única estrutura que existe no Reviver, é uma estrutura que cabe facilmente no orçamento do município, mais nada.

Servidores? Também temos , sem norral mas temos.

Quem já foi em sepultamentos nos 2 modelos de cemitérios percebeu a diferença no tratamento.

Sempre que esse radialista que vos escreve recebia uma nota de falecimento, seja sábado, domingo ou feriado, já cheguei a atender pedidos de nota 1 hora da manhã, e ir atender, mas porque se não da lucro pra emissora?

Eu respondia , ” se coloque no lugar de quem perdeu um ente querido, um pedido desses é um pedido de ajuda de colo, que quando você atende, você consola.

Fica a dica para os nossos gestores digo de toda região, mude a forma de gerir os nossos cemitérios, para que eles sejam símbolos  e espaços de belas homenagens para pessoas que marcaram nossas vidas e não espaços de abandono.

Um cemitério bem cuidado da lugar pra saudade, felicidade e fé.

Aproveito para parabenizar toda equipe do Rogério Mororo , que cuidou para que os nossos cemitérios públicos estivesse limpos e preparados para receberem a população.

Mas se mudarem a forma de gerir será até mais fácil para limpar e organizar.

Guardem essa palavra, ” Norral”.