Muito cuidado com o PDT de Teixera de Freitas
-
01 de junho de 2023O PDT de Teixera de Freitas, passa por um mal momento, ou podemos dizer que colocou diversos ex candidatos, suplentes de vereador e vereadores eleitos em um esparro. O partido que no periodo eleitoral tinha a frente o Bezaleel Rendeiro, filho do pastor Otavio Rendeiro, esta sendo acusado e ja condenado pela justiça em primeira instância, de cometer crime eleitoral por não obedecer a cota de gênero no partido e de fraudar o processo.
O juiz eleitoral Jorge Cunha Moreira, de Teixeira de Freitas, anulou os votos conquistados pelo PDT no município na eleição de 2020. Com isso, os mandatos dos vereadores Carmino Oliveira Santana, Marcos Gomes de Almeida e o suplente Rogério Mororó foram cassados. A decisão do jurista se baseia em uma suposta fraude da sigla na cidade do sul da Bahia em relação ao registro de candidaturas femininas, como forma de burlar o número mínimo exigido pela lei eleitoral de postulantes mulheres.
A fraude à cota de gênero ocorre quando o partido, no momento do registro da candidatura, lança candidaturas femininas fictícias, ou seja, indica candidatas que não disputarão o pleito, com o intuito de atingir o mínimo de candidaturas de cada sexo exigido por lei.
o PDT foi acusado de colocar “candidatas laranjas” na chapa de vereadores para fraudar o percentual mínimo das vagas destinadas a candidatas do sexo feminino (cota de gênero). Na sua decisão, o magistrado determinou a “ANULAÇÃO DOS VOTOS recebidos pelos candidatos do PDT de Teixeira de Freitas no sistema proporcional das Eleições Municipais de 2020.
O que estranha é a omisssão do partido diante dos fatos, onde os ex candidatos, suplentes e veradores eleitos, estão sendo vitimas de um partido que sempre esteve a deriva em Teixeira de Freitas.
O ex vereador Arnaldinho, entende muito bem o que é um partido a deriva, pois ja esteve no PDT e viveu uma turbulencia, que ele proprio afirma que nunca mais quer passar, pois sua ida para o PDT na epoca só lhe troxe dor de cabeça. Sem forças politicas, o ex vereador Arnaldinho perdeu o PDT e viu até sua possivel reeleição prejudicada, pois ficou a deriva, na epoca os padrinhos do PDT, os deputados Alex Santana e Samuel Junior estiveram em Teixeira de Freitas, para istalação do novo diretorio que não durou muito tempo.
O partido foi para o comando de Bezaleel Rendeiro, que na epoca estava secretario de Administração de Teixera de Freitas, e para lá levaram Carmino Santana, Marquinhos Gomes e Rogerio Mororo, ambos eleitos pela soberania popular do voto, e vitimas de um partido mal gerenciado a deriva.
O PDT do Estado sinalizou que não se envolve em questoes locais do partido, pois os diretorios locais tem suas autonomias.
O partido é acusado de um crime eleitoral. Mas quem cometeu esse crime e colocou os vereadores Marquinhos Gomes e Crmino Santana em um esparro?
A dica é, quem quiser ser candidato nas proximas eleições , não feche os olhos para a condução do partido, só com olhos na eleição individual, pra não acabarem sendo prejudicados pelos possiveis crimes eleitorais que podem prejudicar as candidaturas, sendo eles praticados pelo partido, como foi praticado pelo PDT.
Pra sorte de Arnaldinho ele pulou do barco antes de naufragar.
Os vereadores prejudicados, recorreram da decisão, levando em concideração a regra legal do contraditorio.
O PDT local ainda não se pronunciou a respeito do crime cometido e nem os deputados que ja estiveram em Teixera para istalação do diretorio.