Na Cara

Mucuri – Prefeito Robertinho conquista junto a EMBASA aumento da capacidade de armazenamento de água

By 26 de outubro de 2021 Nenhum Comentário

Após concluir as obras do terceiro reservatório de água da cidade de Mucuri que dobrou a capacidade de reserva da sede do município, a EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A., e a Prefeitura Municipal de Mucuri em torno de uma parceria pública, estão concluindo as obras de um novo empreendimento em Mucuri, que vai dobrar a capacidade produtiva atual da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) da cidade.

O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” disse que os investimentos feitos nestas duas obras na Estação de Tratamento de Água de Mucuri, são importantes e atende a demanda da cidade. “Tão logo assumimos em janeiro, observamos que a capacidade de reserva da EMBASA era de apenas 500 mil litros por dia, mas a cidade precisava de 850 mil litros por dia – então, viabilizamos um novo investimento com a EMBASA que construiu um novo reservatório com espaço para mais 450 mil litros por dia, que praticamente dobrou a capacidade de reserva e chegou-se além da nossa demanda”, disse Robertinho.

O prefeito falou também que o outro gargalo, era o abastecimento de água, onde um único poço da EMBASA já havia apresentado falta de capacidade de sozinho abastecer à cidade no verão de 2021 e entraria em colapso no próximo verão de 2022 pela consequente diminuição da vazão do poço. “Mais uma vez firmamos parceria com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento e ainda em maio iniciou as ações, tanto que a EMBASA já está concluindo as obras no entorno com rede adutora, estação elevatória e infraestrutura de integração do novo poço artesiano que já foi perfurado com 250 metros de profundidade e trata-se de um investimento estimado em R$ 500 mil, no entanto, na época do verão não vamos ter mais nenhum problema com a falta d’água em Mucuri”, assegurou o prefeito Robertinho.

O gerente regional da EMBASA, Damiraldo Silveira Silva informou que o Sistema de Abastecimento de Água de Mucuri está recebendo investimentos em melhorias operacionais visando não somente dar maior segurança hídrica à operação do sistema de fornecimento de água, como também otimizar a distribuição e ampliar a oferta e, além disso, a obra produzirá efeitos positivos no fornecimento de água tratada de Mucuri que promoverá garantia hídrica a longo prazo. Em outros tempos Mucuri era abastecida pela água do Rio Coca Cola, mas com o tempo a água ficou salobra, a opção foi usar poço artesiano, que agora a EMBASA passa a ter o segundo poço para ampliar o fornecime nto da cidade.

O gerente local da EMBASA em Mucuri, o monitor de obras Rafael Fernandes Miguel, explica que à cidade possuía apenas dois reservatórios, um na Estação de Tratamento de Água e um outro no centro, no escritório local, mas com a construção do novo reservatório com espaço de 450 mil litros d’água, a reserva aumentou para uma capacidade de 950 mil litros, sendo que a cidade consome todos os dias no período do inverno 850 mil litros. Rafael Miguel lembra que o novo poço, foi perfurado pela CERB – Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia e quando o poço estiver em operação o fornecimento de água para Mucuri vai simplesmente dobrar a capacidade.