
Ministro do Líbano afirma que líder do Hezbollah concordou com cessar-fogo antes de ser morto
-
03 de outubro de 2024O ministro das Relações Exteriores do Líbano, Abdallah Bou Habib, afirmou que o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, morto após um ataque de Israel, havia concordado com um cessar-fogo proposto pelos Estados Unidos e pela França. A declaração do titular da pasta ocorreu na quarta-feira (2).
Em entrevista à CNN, Abdallah Bou Habib revelou que o Líbano havia concordado com a proposta e que o Hezbollah foi consultado. O ministro aponta ainda que a decisão também passou pelo crivo do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
“Nós concordamos completamente. O Líbano concordou com um cessar-fogo, mas consultando o Hezbollah. O presidente da [Câmara Libanesa], Nabih Berri, consultou o Hezbollah e informamos aos americanos e aos franceses sobre o que aconteceu. E eles nos disseram que o senhor [primeiro-ministro israelense Benjamin] Netanyahu também concordou com a declaração emitida por ambos os presidentes [Biden e Macron]”, cravou Bou Habib.
“Eles nos disseram que o Sr. Netanyahu concordou com isso e então também obtivemos o acordo do Hezbollah sobre isso e você sabe o que aconteceu desde então”, acrescentou.
Em meio às negociações, o líder do Hezbollah Hassan Nasrallah morreu em Beirute, capital do Líbano, após uma ofensiva de Israel contra o país.