Ministra da Saúde alerta para surtos de dengue no país e pede mobilização nacional

Sammy Chagas
07 de fevereiro de 2024
Share:

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez um alerta na noite desta terça-feira (6) sobre o aumento de casos de dengue no país. Em pronunciamento nacional, ela afirmou que a situação de emergência exige uma mobilização de toda a população, além de governo federal, governadores e prefeitos.

“Várias cidades brasileiras estão enfrentando situação de emergência devido ao grande aumento dos casos de dengue”, disse a ministra. “Este é o momento de intensificar os cuidados e a prevenção. Agora é hora de todo o Brasil se unir contra a dengue.”

Ao menos 36 pessoas morreram em decorrência da doença neste ano, conforme dados do Ministério da Saúde. Em todo o país, foram confirmados mais de 150 mil casos até esta terça.

Segundo Trindade, um Centro de Operações de Emergências foi montado para analisar diariamente a evolução dos casos e mobilizar as ações de todos os órgãos.

À população, ela pediu o que está na cartilha do combate à doença: tampar as caixas d’água, descartar o lixo corretamente, manter as vasilhas de água dos animais sempre limpas, guardar garrafas e pneus em locais cobertos, além de retirar água acumulada dos vasos e plantas.

“Precisamos redobrar os cuidados com as nossas casas e em volta delas. Cerca de 75% dos focos estão dentro de casa”, disse, lembrando que as pessoas devem receber em suas casas os agentes de combate às endemias.

Compartilhar: