Na Cara

Médicos cubanos de volta

By 26 de março de 2020 Nenhum Comentário

Governo convoca médicos cubanos após pedido de Câmara

O Ministério da Saúde publicou na tarde desta quinta-feira (26) um novo edital de convocação para o Mais Médicos que contempla os 2,5 mil médicos cubanos que permaneceram no Brasil após o termino da cooperação internacional com a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde). A medida acontece um dia após indicação com esse pedido ser aprovada na comissão externa da Câmara dos Deputados de acompanhamento ao coronavírus.

“Não fazia nenhum sentido abrirmos mão dessa mão de obra especializada, que já trabalhou no Mais Médicos e conhece o SUS, conhece o povo brasileiro, que está disposta a trabalhar nos lugares mais remotos do país, onde os médicos brasileiros não se prontificaram a ocupar essas vagas. Estamos nesta luta mesmo antes da pandemia e, agora, a necessidade facilitou a decisão política do governo”, destaca o deputado federal Jorge Solla (PT-BA), autor da indicação.

O governo atendeu ainda outra indicação feita pelo petista e renovou o contrato com os médicos brasileiros formados no exterior. “Fizemos outras duas indicações, solicitando a realização do revalida e um novo edital para recrutar novos médicos brasileiros formados no exterior. Aguardo quem, na maior crise da história do SUS, o interesse do povo brasileiro prevaleça aos interesses corporativos”, cobrou o parlamentar.