Líderes da oposição preparam ofensiva contra descriminalização do porte de drogas
Sammy Chagas
04 de agosto de 2023Lideranças da oposição no Congresso Nacional estão planejando uma ação em resposta aos julgamentos pelo Supremo Tribunal Federal a respeito de assuntos como a legalização do aborto e a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal.
A informação é do colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles.
Nos bastidores, líderes partidários e várias frentes parlamentares de tendência conservadora estão organizando uma campanha pública para promover a realização de plebiscitos no Brasil sobre esses temas.
Com o slogan “plebiscito já”, o objetivo da campanha é defender que a população decida por meio do voto, em vez do Judiciário, sobre possíveis mudanças nessas leis.
Até agora, quatro dos 11 ministros do STF manifestaram seus votos a favor da descriminalização do porte de maconha: Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso.
O decano atual do Supremo, Gilmar Mendes, foi além em seu voto, defendendo a descriminalização do porte de todas as drogas para os usuários de entorpecentes.
Além desse julgamento, nas próximas semanas, a Corte Suprema também irá se pronunciar sobre outros temas polêmicos, como a descriminalização do aborto, o marco temporal de terras indígenas e a implementação do juiz de garantias.