Igreja Catolica – Representantes da União Europeia, Cáritas Suíça, Cáritas Brasileira e CNBB farão visita a Teixeira de Freitas e Cidades afetadas pelas enchentes

-
01 de janeiro de 2022
Share:

A Igreja Católica está com varias frentes de ações para ajudar as famílias atingidas pelas enchentes no Sul e Extremo Sul da Bahia, um dos braços sociais da Igreja que é a Caritas Internacional está com uma grande campanha Nacional e Internacional para ajudar as famílias das cidades atingidas.

A Diocese de Teixeira de Freitas\Caravelas, já enviou para as cidades do Extremo Sul atingidas pelas fortes enchentes mais de 300 toneladas de alimentos, roupas, material de limpeza e higiene pessoal, alem de abrir as portas das igrejas e centros paroquiais para abrigar os desalojados e desabrigados.

Segundo o Bispo da Diocese de Teixeira de Freitas\Caravelas, os próximos meses serão definitivos para que a volta a normalidade seja devolvida a essas famílias que perderam quase tudo que construíram, por isso a Igreja esta se mobilizando para que a reconstrução seja feita de forma célere e urgente.

Representantes da União Europeia, Cáritas Suíça, Cáritas Brasileira e CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) realizarão visitas às comunidades afetadas pelas enchentes na Bahia. A comitiva chega em Ilhéus nesta segunda-feira, dia 03 de janeiro de 2022, para visualizar o impacto das chuvas.

A comitiva será composta por: Roman Majcher – Especialista para Emergências Rápidas da ECHO/União Europeia para as Américas; Rebekka Reischmann – Gestora do Programa Brasil da Cáritas Suíça; Valquíria Lima – Coordenação Nacional da Cáritas Brasileira; José Jardel do Nascimento – Secretário Regional da Cáritas Nordeste 3; Paula Lanza – Assessora de Comunicação da Cáritas Brasileira e Bispos: Dom Giovani Crippa (Diocese de Ilhéus), Dom Carlos Alberto dos Santos (Diocese de Itabuna), Dom Jailton de Oliveira Lino (Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas).

A ação acontece paralelamente à campanha #SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade Que Transborda, realizada desde o dia 11 de dezembro pela Cáritas Brasileira. Os recursos arrecadados serão destinados às pessoas afetadas pelas fortes chuvas nos Estados de Bahia e Minas Gerais.

Organismos internacionais estão se mobilizando, junto às paróquias, entidades parceiras e ao Poder Público, para socorrer as famílias atingidas pelas fortes chuvas no Brasil.

De acordo com a última atualização da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), já são 37.324 desabrigados, 53.934 desalojados, 24 mortos e 434 feridos. O número total de atingidos chega a 629.398 pessoas.

Os representantes irão visitar as cidades de Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Itapé, Teixeira de Freitas, Medeiros Neto e Itamaraju. Nas cidades de Teixeira de Freitas, Medeiros Neto e Itamaraju a visita será nos dias 06 e 07 de janeiro. Segundo o roteiro, está previsto visitas aos locais mais afetados pelas fortes chuvas e diálogos com entidades parceiras, paróquias e poder público. No dia 08, os representantes retornam para Ilhéus onde farão uma última reunião de avaliação com os bispos do Regional Nordeste 3 e entidades.

A Cáritas Brasileira, fundada em 12 de novembro de 1956, é uma das 170 organizações-membro da Cáritas Internacional. Sua origem está na ação mobilizadora de Dom Helder Camara, então Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
As orientações do Concílio Vaticano II marcaram a ação da Cáritas que, desde então, vive sob os valores da pastoralidade transformadora. A Cáritas é um organismo da CNBB e possui uma rede com 187 entidades-membro, 12 regionais e 5 articulações.

A Cáritas Internacional é uma confederação com mais de 170 organizações-membro. Está presente nos cinco continentes, fundada em 1897. Tem sua sede em Roma, de onde coordena operações de emergência, propõe políticas para corrigir as desigualdades e defende um mundo justo e solidário. Desde a fundação, a Caritas tem a prática de ouvir respeitosamente o sofrimento dos empobrecidos e favorecer ferramentas para transformar suas próprias vidas, a partir dos princípios da dignidade, justiça, solidariedade e Bem viver.

Compartilhar: