
Ha 1 ano Teixeira de Freitas celebrava a Vitória de Dr Marcelo Belitardo
-
16 de novembro de 2021Com uma Vitória histórica no município de Teixeira de Freitas, que provavelmente não iremos ver novamente, o Médico Dr Marcelo Belitardo foi eleito para prefeito de uma das maiores cidades da Bahia e uma das economias mais fortes do Estado.
Depois de Dr Wagner será mais um prefeito que tudo indica, que terá sua esposa como braço direito, lembramdo que Dra Vera Mendonça esposa do ex prefeito Dr Wagner foi secretária de saúde.
Outro grande desafio do já atual prefeito, foi e é de realizar obras de infraestrutura urbana, já que a cidade cresceu sem infraestrutura e com loteamentos e ocupações abertas em pastos, sem o mínimo de condições para moradia, porém hoje são grandes bairros da cidade.
Manter a economia funcionando também foi um grande desafio, pois Dr Marcelo Belitardo peitou o Governo do Estado e montou as próprias regras municipais de combate ao Coronavirus, evitando um colapso econômico e adotando a vacinação em massa.
Outro gargalo que é um dos calcanhares de Aquiles da gestão é equilibrar os mais de 30 mil exames que estavam na fila de espera há mais de 2 anos e que até hoje trazm dor de cabeça para gestão.
Dr Marcelo também busca uma aproximação com o Governo Federal para destravar o que nenhum prefeito conseguiu e que irá mudar a cara da cidade, que são os recursos destinados para as obras do PAC, travados em Brasília por falta de força política e também por políticos que estão deputados e tem medo que as obras do PAC possam promover a atual gestão.Mais sobre isso falamos em outra matéria.
Uma Cidade próspera, de um povo trabalhador, porém administrada pelo interesse especulativo imobiliário há décadas, colocando a margem, o bem estar das pessoas e passando por cima de todas as leis que regulamtavam e regulamentam o plano diretor da cidade.
Um vício já percebemos que o prefeito conseguiu quebrar, o vício de não dar continuidade as obras e projetos iniciados em gestões passadas, onde prevalecia o ditado, ” Um faz o outro desmancha” , ou desmancha porque foi mal feito ou porque queria apagar o nome do gestor anterior. E a população sofria e observava o dinheiro público ir para o ralo.
Após um ano eleito o Dr Marcelo Belitardo aguarda ansioso poder trabalhar com o seu próprio planejamento orçamentário e administrativo, pois todos sabemos que em 2021 o planejamento orçamentário e gestão da cidade, obedece regras do gestor anterior que é a LDO e a LOA.
Outro fator que chamou atenção, é que prefeito nenhum fazia questão de pagar os chamados restos a pagar deixados por outra gestão, momento em que, quem vendeu para prefeitura ou tinha bala na agulha ou quebrava.
Segundo dados dados divulgados pela prefeitura, mais de 20 milhões foram pagos ao comércio de Teixeira de Freitas e fornecedores em débitos deixados de 2020 para 2021, o que limitou as ações da Prefeitura.
O Nobre leitor pode achar que estou privilegiando o atual gestor com as poucas palavras acima, mas se notar, versei em cima de fatos e não de elogios apaixonados ou movidos pelo ódio como muitos fazem.
Não será fácil reconstruir Teixeira de Freitas.