Governo Federal anuncia novo reajuste da merenda escolar e orçamento do PNAE chega a R$ 6,7 bilhões

-
09 de fevereiro de 2026
Share:

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta semana um novo reajuste nos repasses do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), garantindo mais recursos para a merenda das escolas públicas em todo o país.

De acordo com o ministro, o aumento já será aplicado no próximo repasse aos estados e municípios. Com esse novo reajuste, o PNAE acumula quase 55% de correção desde 2022, alcançando um orçamento total de aproximadamente R$ 6,7 bilhões.

O investimento assegura cerca de 50 milhões de refeições para crianças e jovens matriculados na rede pública brasileira, fortalecendo a permanência dos estudantes na escola e contribuindo diretamente para a qualidade do ensino.

Camilo Santana destacou que a iniciativa representa mais um compromisso cumprido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reforçando a prioridade dada à educação e à segurança alimentar.

Além de garantir comida de qualidade no prato dos alunos, o programa também valoriza o trabalho de nutricionistas e merendeiras e fortalece a agricultura familiar, responsável por parte significativa dos alimentos adquiridos pelo PNAE. A política pública contribui para movimentar economias locais e promover uma alimentação mais saudável nas escolas.

O anúncio foi feito diretamente da sede do Ministério da Educação, reafirmando que investir em alimentação escolar é também investir em aprendizagem, inclusão social e desenvolvimento humano.

Com o novo aporte, o Governo Federal amplia o alcance do programa e consolida a merenda escolar como uma das principais ferramentas de apoio à educação pública brasileira.

Compartilhar: