Governo despeja Municipio e Centro Municipal de Esporte Liomar Mota deixa de Existir

Sammy Chagas
27 de julho de 2022
Share:

 

Nessa ultima terça feira, 26 de Julho de 2022, uma ação da Justiça impetrada pelo Governo do Estado da Bahia despejou a Prefeitura de Teixeira de Freitas, do Centro Municipal de Esporte e Lazer Liomar Mota. A ação gerou grande comoção nas redes sociais, diante do fato do espaço além de ter uma historia na cidade, era um espaço para atividades esportivas desempenhadas pelo município.

O foi cedido pelo ex Governador Jaques Wagner, para o Ex prefeito saudoso Padre Aparecido, para que fosse construído um espaço esportivo destinado a esportes olímpicos e outras atividades, tanto que a área recebeu uma piscina semiolímpica, fruto de um pedido do ex deputado Getúlio Ubiratan. Segundo informações extraoficiais está existindo uma sobreposição de escrituras, onde o Estado tem uma escritura mais antiga, e tudo agora fica a cargo da interpretação da justiça.

Anos se passaram e nenhum dos prefeitos se preocuparam em legalizar esse imbróglio, como área definitiva do município, por mais que todas as áreas do Estado em Teixeira de Freitas, foram doadas pelo Município. Ninguém imaginava que poderia chegar nesse imbróglio politico e administrativo, onde a falta de harmonia entre os gestores vem prejudicando a população. O município sempre leva a pior, porque na queda de braços, o Governo do Estado sempre tem mais forças.

O centro Municipal de esporte e Lazer, já foi palco de diversas ações e atividades esportivas, e também ponto de para da tocha olímpica quando passou por Teixeira de Freitas, e recentemente passava por reformas, para que as atividades voltassem ao normal após a pandemia.

A justificativa do Governo do Estado, e que o Estado procurava uma área para construir a nova estrutura do Colégio Rui Barbosa, e não havendo hesito no dialogo, resolveu fazer a seu modo, usando o espaço do Estado antes cedido para o município e nesta data tomado de volta.

Na passagem da Tocha Olímpica, esse momento acima, consagrava o espaço com um grande centro esportivo, porem mudaram de ideia no fim do caminho.

Que a estrutura educacional ira beneficiar o município, isso é fato e não entra na discussão, pois a cidade carece de estruturas de educação do Estado e a tradição do colégio Rui Barbosa Merece essa estrutura. Afinal foram fechadas 3 escolas estaduais e nenhuma construída nos últimos 16 anos. As escolas fechadas foram as escolas Wilson Brito, Gerson Oliveira Costa e Ângelo Magalhaes, fatos esses justificados ou não que fortalecem a importância do Estado na Educação de Teixeira de Freitas.

Qual será solução mais plausível ?

O Governo voltar atrás e ver outra forma de beneficiar a estrutura escolar ?

O Governo ceder o espaço onde hoje esta o colégio Rui Barbosa para que o município possa usufruir do espaço ?

Porque só agora ? foram dois anos sem aulas presenciais, não poderia usar o mesmo espaço do Rui Barbosa para Construção de uma Nova Escola ?

E o dinheiro aplicado pelo Município, quem vai devolver ? Se a justiça decidir que de fato a área pertença ao Estado, mas o que esta construído não. De quanto seria uma indenização.

Pela primeira vez na historia da Cidade ou do Estado, algo desse tipo acontece, onde forças administrativas, se opõem ideologicamente e a população fica prejudicada.

Que o prefeito Municipal abra olho, porque tem liderança politica em Teixeira incentivando as ações do Governador contra a gestão e tem posse de diversas informações privilegiadas, se não vamos ficar se estádio também.

Compartilhar: