Na Cara

Governador fala com exclusividade a imprensa do Extremo Sul – ” Equipamentos ficam em Teixeira de Freitas apos pandemia”

By 7 de maio de 2020 Nenhum Comentário

O Governador conversa com imprensa do extremo sul sobre estrutura montada para enfrentamento do novo coronavírus. Em transmissão pelas redes sociais, nesta quinta-feira (7), o governador Rui costa conversou com profissionais da imprensa do extremo sul da Bahia e informou que as cidades de Porto Seguro e Teixeira de Freitas estão sendo equipadas com novos leitos para receber mais pacientes do novo coronavírus em toda a região. “Estamos pedindo a todos os prefeitos que montem nas cidades pelo uma unidade de acolhimentos de pessoas com casos suspeitos e sintomas leves.

A respeito do questionamento se os equipamentos ficariam em Teixeira de Freitas o Governador afirmou que sim e que inclusive daria supor para as futuras instalações da UMI ampliando as ofertas de leitos de UTI na cidade para atender a região.

Os pacientes que precisarem de atendimento intensivo mais complexo devem ser encaminhados para as maiores cidades da região, que têm leitos de UTI já disponíveis e outros em fase de implantação”.

Em Porto Seguro, o Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães conta com 13 leitos em funcionamento e outros sete em fase de implantação. Em Teixeira de Freitas, a estrutura montada já funciona com 10 leitos para internação clínica e cinco leitos de UTI no Hospital Municipal do município.

Um novo hospital de campanha está sendo montado para aumentar a capacidade de atendimento. “O Governo do Estado firmou uma parceria com a empresa Suzano Papel e Celulose e eles se responsabilizaram pela montagem da estrutura e fornecimento dos respiradores.

Nós entraremos juntamente com a prefeitura com a operação e o custeio do funcionamento desse hospital de campanha. Estamos em contato para acelerar a implantação dessa unidade que irá atuar em conjunto com o junto ao hospital municipal”, explicou o governador.

O governador ainda fez o apelo à população para que respeitem o distanciamento social e evitem irem para a rua. “Estamos contratando leitos e dando estrutura para que Eunápolis, Teixeira de Freitas e Porto Seguro, possam receber a população de toda a região que precisar de atendimento, mas isso não será suficiente se tivermos uma explosão no número de casos e o sistema de saúde pode entrar em colapso.

Não é recomendável que cidades que tenham casos constantemente mantenham a atividade comercial aberto. É necessário que a população entenda bem isso e fique em casa”, concluiu Rui. Estrutura Em toda a Bahia, a estrutura que está sendo implantada pelo Governo do Estado para o enfrentamento ao novo coronavírus conta com 1.428 leitos na capital e 1257 leitos no interior.

Para atender pacientes de baixa complexidade, que não tenham coronavírus, 285 leitos estão sendo instalados e 70 Unidades Pronto Atendimento (UPAs) irão realizar a classificação, manejo clínico, estabilização do paciente e, caso necessário, regulação para unidades de maior complexidade. Atualmente, o Governo da Bahia possui em estoque 879 mil luvas, mais de 922 mil máscaras cirúrgicas e 300 mil unidades da máscara N95.

Além disso, o Governo do Estado adquiriu 32 milhões de luvas, nove milhões de máscaras cirúrgicas e um milhão de máscaras do tipo N95, o que são suficientes para atender a demanda por até seis meses.