Estado tem 2 das 10 cidades com maiores taxas de negros mortos pela polícia
Sammy Chagas
23 de novembro de 2021O estado da Bahia tem duas entre as dez cidades com as maiores taxas de negros mortos pela polícia. O dado foi apontado nesta terça-feira (23), em um levantamento feito pelo UOL, com base em informações coletadas em 2020 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
A cidade de Santo Antônio de Jesus encabeça a lista com uma média de 15,6 mortos a cada 100 mil habitantes. O outro município baiano presente no ranking é Salvador, a única capital da lista.
Os outros municípios apontados na lista estão todos no Rio de Janeiro: São Gonçalo, Japeri, Itaguaí, Belford Roxo, Queimados, Mesquita, São João de Meriti e Angra dos Reis.
O estado com o maior número absoluto de mortes decorrentes de intervenção militar continua sendo o Rio – foram 1.245 pessoas mortas pela polícia em 2020.
De acordo com o UOL, O país registrou 5.092 assassinatos de pessoas negras em intervenções policiais no ano passado. É o equivalente a 78,9% das 6.416 mortes no período, o maior índice de letalidade policial desde 2013, quando a pesquisa começou a ser registrada pelo Anuário de Segurança Pública, divulgado em julho deste ano.