Especialista se emociona com Hospital de Cuidados Paliativos entregue pelo Governo do Estado
-
07 de dezembro de 2025
A enfermeira Roberta Antoneli ( @paliativos_para_todos ), especialista em cuidados paliativos, não escondeu sua emoção ao conhecer o Hospital Mont Serrat de Cuidados Paliativos, primeira unidade pública totalmente dedicada aos cuidados paliativos no Brasil. No Instagram, ela escreveu que a iniciativa “tocou profundamente seu coração”. A unidade foi equipada e entregue pelo Governo do Estado da Bahia em janeiro deste ano.
O Mont Serrat recebeu investimento total R$ 66 milhões e conta com 70 leitos, ambulatórios especializados, laboratório, bioimagem e áreas voltadas à telemedicina e à pesquisa.
A proposta assistencial parte de um princípio simples e ao mesmo tempo complexo: cuidar de sintomas, de dores, de medos e de vínculos familiares como parte de uma mesma prática clínica.
Por isso, o hospital estrutura equipes multiprofissionais para manejo da dor, suporte psicológico e social e acompanhamento no luto, além de articular consultas de suporte em diferentes especialidades para responder às necessidades de cada paciente de forma integrada.

Implantado em um prédio histórico de 1853, na região de Mont Serrat, em Salvador, o equipamento combina a recuperação de um patrimônio com uma aposta em um modelo de atenção centrado na qualidade de vida de pessoas com doenças graves, crônicas ou ameaçadoras da vida.