Na Cara

Entenda o Alerta de Chuva para Teixeira de Freitas

By 6 de março de 2020 Nenhum Comentário

Na tarde de ontem o INEMA emitiu um alerta de chuva pra Teixeira de Freitas, onde o volume de chuva previsto para o final de semana era o volume previsto para todo mês, ou seja, em 3 dias cairia um volume previsto para 30 dias.

No momento da emissão do alerta já chovia na cidade onde foi constatado mais de 50 milímetros em menos de uma hora, o que significa muita chuva em um curto tempo.

Para esta sexta-feira 06/03 estava previsto 150 milímetros, previsão essa que foi diminuida para 92 milímetros.

A diferença entre os 50 de quinta e os 92 de sexta é o tempo de chuva, se em 1 hora, podemos classificar como torrencial onde os bueiros e vias das cidade não tem a capacidade de escoamento em curto período. Já hoje sexta feira 06/03 nota se que a chuva é constante em pouca quantidade que deve atingir até meia noite 92 milímetros.

Para que você entenda melhor, é muito simples, se você pega um balde com água e joga de uma vez em um ralo, ele transborda porque não suporta tá quantidade de uma só vez, agora se você colocar de copo em copo, ele não transborda.

Ou seja a chuva de hoje até o momento está vindo de copo em copo, e vamos torcer para que continue assim, mas sabemos que tem muita água pra cair na cidade até domingo, e as alterações em milímetros diários se tratam de previsão é não precisão.

Porém, os pontos de alagamento e passagem da água devem ficar em alerta.