Encontrado na Bolívia, vírus letal semelhante ao ebola é transmissível entre humanos

Sammy Chagas
17 de novembro de 2020
Share:

Um vírus raro e letal que teve casos registrados na Bolívia é transmissível entre humanos. De acordo com um estudo divulgado pelo relatório anual da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene, na segunda-feira (16), o Vírus Chapare causa febre hemorrágica e tem sintomas semelhantes aos do ebola.

Os pesquisadores norte-americanos, responsáveis pelo estudo, alertaram em documento sobre um potencial surto no futuro. Isto porque, só em 2019, cinco casos foram registrados nas proximidades da capital La Paz. Entre os infectados, três pessoas morreram. Antes disso, a doença havia sido confirmada uma única vez, em 2004, na província de Chapare.

“Nosso trabalho confirmou que um jovem médico residente, um médico de ambulância e um gastroenterologista contraíram o vírus após encontros com pacientes infectados e dois desses profissionais de saúde morreram mais tarde”, afirmou Caitlin Cossaboom, epidemiologista da Divisão de Patógenos e Patologia de Alta Consequência do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos.

Estudos apontam para a possibilidade da transmissão ser realizada por meio de fluídos corporais, a exemplo de sangue, urina, saliva e sêmen.

Os sintomas mais comuns da doença são febre, dor de cabeça, vômito, diarreia, dores nas articulações, erupções cutâneas e sangramentos nas gengivas.

Compartilhar: