Governo FederalNa Cara

Empresas inscritas no Simples não serão excluídas por débitos tributários em 2020

By 28 de julho de 2020 Nenhum Comentário

Em função da pandemia causada pelo coronavírus, que provoca a Covid-19, as empresas enquadradas no Simples Nacional não serão excluídas em 2020 por débitos tributários.

A medida foi informada pela Receita Federal na segunda-feira (27), a partir de uma demanda do Sebrae, que também vem sensibilizando estados e municípios em adotar a mesma prática, em decorrência da crise econômica que o país e o mundo atravessam.

Em 2019, mais de 730 empresas foram notificadas para exclusão do Simples por débitos tributários, e 506 mil empresas acabaram ao final excluídas do regime

Com o Simples Nacional, as empresas deixam de pagar uma carga maior de tributos. Mesmo assim, em 2020, muitos pequenos negócios tiveram prejuízos devido à paralisação das atividades ou queda nas receitas em função da pandemia.

“Por isso sugerimos à Receita o apoio à nossa demanda. Precisamos impulsionar o segmento, que apresenta um tímido movimento de recuperação, mas já é um sinal positivo no horizonte”, afirma o analista Silas Santiago, gerente da Unidade de Política Públicas do Sebrae.