
Elmar elogia Lula e promete relação de diálogo se for eleito à presidência da Câmara
-
08 de abril de 2024O deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil-BA), favorito de Arthur Lira (PP-AL) para sucedê-lo na presidência da Câmara, afirmou que, caso seja eleito, manterá uma relação de diálogo com o presidente Lula (PT), a quem chamou de político mais influente da história do país
O elogio foi feito na manhã desta segunda-feira (8), durante entrevista à Rádio Metrópole, de Salvador.
“Em duas oportunidades, ele já me chamou para conversar pessoalmente. É uma pessoa sempre cativante. Não é à toa que ele já está sem seu terceiro mandato como presidente da República e elegeu a sucessora também. Deve ser, sem dúvida possível, o político mais influente da nossa história”, declarou Elmar ao ser questionado sobre o fato de Lula adotar um tom de discurso conciliador.
“Ninguém teve essa história de tantos mandatos consecutivos, todos no voto popular, além das eleições que ele disputou e perdeu. Configura que ele está muito presente nas últimas eleições desde a redemocratização”, continuou o deputado.
Ao afirmar que tem muitos amigos no PT, Elmar mencionou o ex-ministro José Dirceu e entre figuras influentes no passado, e atual líder do governo, José Guimarães (PT-CE).
“Todos eles sabem de uma coisa: primeiro, eu coloco os interesses do país acima de tudo. Segundo, eu sou previsível. Tudo que acertar comigo vai ser cumprido. É só cumprir de lado a lado. Eles cumprem da parte deles, eu cumpro da minha parte”, afirmou o deputado baiano.
Em janeiro, Elmar Nascimento organizou uma festa de Ano-Novo na Ilha dos Frades, no litoral baiano, onde recebeu aliados de Lula, dentre eles o deputado Zeca Dirceu (PT-PR).
Um mês depois, durante o Carnaval soteropolitano, Elmar e Lira foram recebidos pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) para um almoço no Palácio de Ondina.
A respeito do recente racha entre caciques do União Brasil, partido do qual é líder na Câmara, Elmar disse acreditar que a crise não afetará a disputa no Legislativo —que ocorrerá no início de 2025.