Na Cara

Dom Zanoni, Visitara Teixeira de Freitas Para Ministrar Curso de Eclesiologia

By 30 de maio de 2019 Nenhum Comentário

O Núcleo de pós graduação, pesquisa e extensão da FASB – Faculdade do Sul da Bahia em parceria com a diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, estará promovendo nos dias 14 e 15 de junho, o curso de Eclesiologia que sera Ministrado pelo Bispo Dom Zanoni.

As informações a respeito do curso bem como inscrição poderão serem obtidas no NUPPE, campus I da FASB, as informações poderão serem obtidas também pelo Telefone  073 30117000.

Um pouco sobre Dom Zanoni

Após sua ordenação sacerdotal licenciou-se em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi ordenado sacerdote no dia 28 de dezembro de 1986. Desenvolveu as seguintes atividades: Pároco da Paróquia de Santo Antônio em Itarantim (1987-1990); Pároco da Catedral de Vitória da Conquista (1990-1995); Pároco da Paróquia São José em Itapetinga desde 1998; Vigário Forâneo a partir de 2000; Membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral a partir de 2002; Vigário Geral (2002-2007); Professor de Teologia Dogmática no Instituto Teológico de Ilhéus; Professor de Doutrina Social da Igreja no Instituto Filosófico de Vitória da Conquista; Presidente da Comissão dos Presbíteros do Regional Nordeste III da Conferência Episcopal;participou da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano como convidado.

No dia 26 de junho de 2007 foi eleito Administrador Diocesano de Vitória da Conquista. Foi nomeado pelo Papa Bento XVI terceiro Bispo da Diocese de São Mateus, no dia 3 de outubro de 2007, ano que completou 20 de sacerdócio e 45 de idade. Ordenado bispo no dia 24 de novembro de 2007 em Vitória da Conquista e tomou posse da Diocese de São Mateus na Catedral Diocesanano dia 15 de dezembro de 2007 com o lema: “Ecce mitte me” (Eis-me Envia-me).

Em 3 de dezembro de 2014, foi nomeado pelo Papa Francisco como arcebispo-coadjutor de Feira de Santana.

Em 18 de novembro de 2015, foi nomeado pelo Papa Francisco como novo Arcebispo de Feira de Santana,sucedendo Dom Itamar Vian.

Eclesiologia é o ramo da teologia cristã que trata da doutrina da Igreja, seu papel na salvação, sua origem, sua disciplina, sua forma de se relacionar com o mundo, seu papel social, as mudanças ocorridas, as crises enfrentadas, suas doutrinas, a relação com outras denominações e sua forma de governo eclesiástico

Este curso tenciona responder a uma necessidade muito viva de nossa população, sacudida pelo surgimento de várias correntes religiosas que se denominam “Igreja” com os mais diversos títulos.

O curso vai aprofundar o conceito de Igreja como Jesus Cristo a fundou e a entregou aos Apóstolos.

Temas abordados: título de módulos mais interessantes.

O século XX foi chamado o “século da Igreja”. O Concílio Vaticano I (1870) pôs em foco a temática que foi completada pelo Concílio Vaticano II (1962-65), surgindo a partir daí, inúmeras obras sobre a Igreja.

A década de 70 marca o início de um grande despertar religioso que vem se intensificando até os nossos dias em numerosas comunidades cristãs não católicas, pondo em relevo o conceito de Igreja: O que é a Igreja? Como entender seus aspectos diversos assumidos através da história? Como avaliar a autoridade da Igreja? que valor tem suas normas éticas?

Desde 1984, a Igreja Católica vem sendo apontada como a instituição de maior credibilidade do grande público, divulgada em pesquisas pela imprensa. É importante para nós descobrirmos o mistério da Igreja, tão antiga e sempre significativa em nossos dias. Quem melhor a conhece, mais a ama; e quem mais a ama, mais ama o Senhor Jesus, que dela é inseparável. É esse Jesus que, por meio da Igreja, nos leva ao Pai.

Então, como não recordarmos as palavras de São Cipriano († 258): “Não pode ter Deus por Pai no céu quem não tem a Igreja por mãe na terra”?