Descubra a Arte dos Vinhos com Rafael Fernando Silveira na Adega Terra Pura em Prado, Bahia

-
23 de maio de 2024
Share:

Rafael Fernando Silveira, formado pela Federação Italiana de Sommeliers e diplomado pela Escola Enológica de Conegliano Veneto, após rodar os cinco continentes degustando bons vinhos, adotou as praias de Prado como base para beber um cálice com os amigos e conversar sobre esta arte.

Entrevista com Rafael Fernando Silveira

1. Qual a diferença entre um vinho tinto, branco e rosé?

Os vinhos brancos são produzidos por uvas verdes, os vinhos vermelhos (assim são chamados os tintos no mundo inteiro) são produzidos por uvas pretas ou vermelhas, e os rosados são produzidos por uvas vermelhas que tiveram um mínimo de contato com o líquido durante o processo enológico.

2. Quais as principais características que definem um bom vinho?

Essa pergunta é muito pessoal, além de abranger um leque gigantesco de respostas. Se olharmos a parte técnica, tudo já foi escrito e está catalogado por sommeliers e enólogos do mundo inteiro. Mas, se olharmos a resposta como vivemos os vinhos nos dias de hoje, um bom vinho é uma boa amizade degustando com você, é beber o vinho em um lugar que você goste, é num momento muito bom ou muito ruim de sua vida você puxar a rolha e aquela garrafa lhe satisfazer.

3. Como identificar os diferentes aromas e sabores em um vinho?

Praticando. Comece escolhendo sempre a mesma uva, escolha um produto que você gostou por algum motivo e se familiarize com seus aromas e sabores. Depois disso, troque a uva e assim por diante. Procure ler sobre aquela uva, os enólogos exaltam ou corrigem a base que já existe nela. Seja na Itália, na França, no Japão ou onde for, um Merlot “de base” vai ter as mesmas características.

4. Qual a importância da safra de um vinho na sua qualidade?

Os grandes vinhos ou as casas mais famosas não podem sofrer variações de um ano para outro a não ser que essa variação seja para cima. Porém, devido a fatores climáticos impossíveis de se comandar, você não consegue ter garrafas de Merlot do mesmo vinhedo das safras 2018, 2019 e 2020 iguais. Estamos pegando o Merlot e essas datas de exemplo, mas poderia ser qualquer uva.

5. Quais regiões vinícolas são conhecidas por produzir os melhores vinhos?

Esta seria outra resposta muito difícil, cheia de artimanhas. Vou responder por mim, daquelas que amo e penso (resposta extremamente pessoal) que são as melhores: na França, a BBC (Bordeaux, Borgonha e Champagne) e na Itália a PT (Piemonte e Toscana). Porém, você jamais vai beber algo que não seja bom em todas as regiões da Itália e França.

6. O que significa quando dizem que um vinho é encorpado?

Seria quando o vinho manifesta em sua boca uma sensação de densidade e boa estrutura, plenitude.

7. Como se dá a harmonização entre vinhos e alimentos?

Com algumas raras exceções, na prática a melhor teoria é esta: vinho vermelho harmoniza com carnes vermelhas, vinho branco harmoniza com carnes brancas.

8. Quais são as principais uvas usadas na produção de vinhos?

Varia muito de país para país, mas se olharmos num todo é difícil bater o Cabernet Sauvignon e a uva Merlot.

9. Qual a diferença entre um vinho varietal e um vinho de corte?

No Brasil, às vezes confundimos um pouco. Aprendemos erroneamente a dizer que o varietal é o vinho feito de uma só uva. Na verdade, para se chamar varietal mundialmente, essa uva precisa ser: Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Cabernet, Chardonnay, Merlot, Sauvignon e Syrah. Todas as outras seguirão as indicações de sua região. São chamados vinhos de corte aqueles que foram produzidos por mais de uma uva. É uma prática muito usada e, se bem realizada, o enólogo pode obter bons líquidos.

10. Quais serão suas próximas degustações?

Estamos organizando na praia de Corumbau em Prado duas noites com exemplares de alta gama da enologia italiana e francesa. Na primeira noite, depois dos grandes vermelhos da Vinícola Serafini & Vidotto, fecharemos com o toscano Sassicaia. Na segunda noite, repetiremos a vinícola Serafini & Vidotto, mas agora com sua linha de espumantes, fechando a noite com o refrescante champagne Dom Perignon.

Destaque: Adega Terra Pura

Localizada nas encantadoras praias de Prado, Bahia, a Adega Terra Pura se destaca como um refúgio para os amantes do vinho. Sob a curadoria de Rafael Fernando Silveira, a adega oferece uma experiência única, combinando a beleza natural do litoral baiano com uma seleção impecável de vinhos internacionais. Seja para uma degustação exclusiva ou para aprender mais sobre a arte enológica, a Adega Terra Pura é um destino imperdível.

 

veniceunique@gmail.com

Compartilhar: