Congresso NacionalNa Cara

Deputados vão a Maia cobrar votação da PEC do fim do foro (com uma mudança crucial)

By 20 de agosto de 2019 Nenhum Comentário

O deputado Luiz Flávio Gomes (PSB), designado por Rodrigo Maia para estudar a PEC do fim do foro privilegiado, marcou uma reunião hoje à tarde com o presidente da Câmara.

Gomes disse a O Antagonista que deve ir ao encontro de Maia acompanhado de “uns 100, 150 deputados” para cobrar a votação da PEC.

Ontem, noticiamos, em primeira mão, que o deputado do PSB propôs uma mudança no texto — já aprovado no Senado e em comissão especial da Câmara: prisões e outras medidas cautelares impostas às autoridades que hoje têm o foro continuariam sendo decididas por um órgão colegiado, e não monocraticamente, como ocorre com qualquer outro cidadão.

“O que defendo é uma única mudança: que somente as medidas cautelares sejam decididas por um órgão colegiado. Porque há o risco de um juiz local, por exemplo, começar a decretar prisões de prefeitos por razões locais. Não concordarmos com o foro privilegiado, queremos acabar com essa pouca vergonha. E não é para impedir prisão, porque tem muito bandido na vida pública que tem de ser preso mesmo. Mas juiz de primeira instância fica muito ao lado das autoridades”, argumentou Gomes.