Corpus Christi em Teixeira de Freitas – Entenda a festa Católica

Sammy Chagas
16 de junho de 2022
Share:

Corpus Christi  tem sido classificado pelo governo federal como ponto facultativo. Cada municipio pode também decidir pelo se é feriado ou não, estabelecendo uma legislação local. Teixeira de Freitas como a maioria dos municípios, estabeleceram em Lei como feriado Municipal, em respeito a tradição e ao preceito da Igreja Católica.

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Origem do Corpus Christi

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Em Teixeira de Freitas a programação terá início as 16 horas na catedral São Pedro, com a celebração da Missa, que será presidida pelo Bispo Diocesano Don Jailton Oliveira Lino, após a celebração haverá a procissão de Corpus Christi até a igreja São Francisco, no bairro Bela Vista.

Compartilhar: