Na Cara

Coronavírus: Governo convoca mais de 5 mil médicos e propõe adiar cirurgias eletivas

By 12 de março de 2020 Nenhum Comentário

Em consequência aos avanços do novo coronavírus, o Ministério da Saúde decidiu lançar um novo edital do programa Mais Médicos, com o objetivo de contratar 5,811 médicos extras para atuarem nos postos de saúde.

Segundo a Folha de S. Paulo, do total de vagas, 2.588 devem ser localizadas em cidades de perfil 3, como capitais. O objetivo é reforçar o atendimento diante da previsão de aumento de casos do novo coronavírus.

Poderão participar do edital médicos brasileiros ou com registro no país. O contrato valerá pelo período de um ano e deverá ser iniciado em abril.

O ministério visa ainda medidas para minimizar a sobrecarga do sistema de saúde. Uma delas é propor a secretarias estaduais de saúde que adiem cirurgias eletivas como forma de liberar leitos em hospitais para atendimento de pacientes graves.

Outra medida prevista é ampliar o prazo de receita de medicamentos –assim, em vez de pegar remédios para três meses, pacientes pegariam por até seis, evitando ida a unidades de saúde durante um possível surto da doença.