Na CaraSaúde

Chás Para os Dias Frios do Inverno

By 12 de agosto de 2020 Nenhum Comentário

A chegada do inverno trás consigo, além do típico friozinho dos meses de junho, julho e agosto, alguns sintomas característicos da época, como gripes, resfriados além dos mais diversos problemas respiratórios.

Para amenizar os sinais negativos da estação, uma boa opção é sempre o consumo de bebidas quentes, como café, chocolate quente, chá ou até mesmo o típico quentão, juntamente com pratos tradicionais da época, como sopas,caldos e canjas.
O consumo de chás, além de ajudar a espantar o frio, também auxilia no combate as enfermidades decorrentes do enfraquecimento do sistema imunológico. Adicionamos algumas dicas  para você enfrentar os dias frios do ano:

Hortelã

O chá de hortelã, além de apreciado pelo sabor bastante atrativo, também tem propriedades que ajudam no combate a gripes e resfriados, servindo de anti-inflamatório e combatendo tosse, sinusite e bronquite.

Canela com Gengibre

A junção desses dois chás tem efeito muito benéfico ao organismo. Agindo no combate a fungos, bactérias e parasitas, a infusão da canela com gengibre pode auxiliar no combate a gripes e resfriados.

Quentão de Ervas

É composto por Maçã e Uva desidratadas, com um toque de canela e gengibre. É uma excelente pedida para os dias frios, principalmente pelas propriedades termogênicas naturais da Canela e do Gengibre. Uma dica é adicionar suco natural de uva ou um pouco de vinho tinto suave no chá para reforçar o sabor tradicional do Quentão.

Guaco Com Limão e Mel

Essa é uma receita tradicional para os dias frios e para ajudar no tratamento de gripes e resfriados. O Guaco é uma planta utilizada na medicina popular para o tratamento desses problemas típicos do inverno. Ao adicionar folhas de limão e adoçar com mel, o resultado é potencializado, e o sabor fica excelente.

Sálvia

Apesar de não ser indicado para mulheres grávidas, o chá de sálvia pode ser utilizado no combate a sinusites, dores reumáticas e dores de cabeça decorrentes de gripes e resfriados.

Eucalipto

O chá de eucalipto tem propriedades expectorantes e é grande aliado no controle de problemas respiratórios como sinusite, rinite e bronquite, podendo ser utilizado por meio do consumo oral ou inalação. Assim como a sálvia também não é indicado para mulheres grávidas ou em período de amamentação.

Alecrim com Limão

A infusão das folhas do alecrim, juntamente com gotas de limão, é um importante aliado no combate a cansaço e dores de cabeça decorrentes de gripes e alergias. Por ter efeito anti- inflamatório, o alecrim pode auxiliar nos problemas causados pelo enfraquecimento do sistema imunológico. O limão, fonte de vitamina C, tem propriedades antibacterianas e pode ser adicionado a diversas misturas de chás, para potencializar seu efeito.

 

O consumo de chás, aliado a uma alimentação balanceada, rica em frutas e legumes pode ajudar a aproveitar bem a estação mais aconchegante do ano.

 

Referência: Atlas Saúde