Na CaraNotícias

Católicos Celebram Neste Domingo a Festa de Pentecostes.

By 8 de junho de 2019 Nenhum Comentário

Acontece neste domingo a grande festa de Pentecostes, promovida pela igreja católica de Teixeira de Freitas, a festa terá início as 7 horas da manhã na igreja São Francisco e sairá em procissão para Catedral São Pedro, onde irá acontecer pregações e momentos de oração e louvor, com a participação especial do Padre Nilson Mota, da diocese de Osasco São Paulo, onde também apresenta um programa de TV, na TV século 21.

Este ano o chamado do Bispo Dom Jailton é para todos os católicos de Teixeira de Freitas, para que juntos clamem o Espirito Santo, para Teixeira de Freitas, para a igreja e principalmente para as famílias, para que preservem os seus vínculos familiares em favor da justiça e da paz.

Pentecostes é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão e, comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, sua mãe Maria e outros seguidores. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, e ocorre no sétimo dia depois da celebração da Ascensão de Jesus. Isto porque ele ficou quarenta dias, após Sua ressurreição, dando os últimos ensinamentos a seus discípulos. Se somados os três dias em que ficou na sepultura, são quarenta e três dias. E para os cinquenta dias que se completam da Páscoa até o último dia da grande festa de Pentecostes, sobram sete dias. Foram estes os dias em que os discípulos permaneceram no cenáculo até a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes.

Pentecostes é histórica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita (Shavuot), que comemora a entrega dos Dez Mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo. Para os cristãos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém.