Bahia

Barragens da BA desrespeitam regras, mas não têm risco de rompimento, diz deputado

By 7 de junho de 2019 Nenhum Comentário

Das 13 barragens vistoriadas na Bahia nos últimos meses, apenas duas cumprem a regulamentação da Agência Nacional de Águas (ANA). A informação é do deputado estadual José Arimatéia (PRB), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA).

O colegiado ficou responsável por vistoriar as barragens após um relatório da ANA, divulgado em novembro do ano passado, apontar que 10 barragens baianas apresentavam risco de rompimento

No entanto, de acordo com o parlamentar, o resultado da inspeção foi diferente. “Nenhum risco efetivo”, ressaltou o deputado em conversa com o Bahia Notícias durante o ParlaNordeste  na manhã desta sexta-feira (7). “Nós encontramos os riscos que a ANA aponta lá, mas o volume [de água] é baixo e os técnicos que nos acompanharam disseram que, no momento, não existe mais o risco de rompimento”, acrescenta.

De acordo com ele, a vistoria também detectou que há falta de repasses para as barragens administradas pelo governo estadual e federal. Neste caso, o parlamentar defende que os deputados federais assumam a articulação no Congresso Nacional a fim de garantir a liberação desses recursos.