Bandeira tarifária da conta de energia segue vermelha no mês de setembro
-
31 de agosto de 2019A bandeira tarifária no mês de setembro deste ano seguirá vermelha no Patamar 1, assim como em agosto. A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira (30).
Com a bandeira vermelha haverá uma cobrança extra de R$ 4 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Durante o mês de julho vigorou a cobrança da bandeira tarifária amarela, na qual há um acréscimo de R$ 1,50 a cada 100 kWh consumidos.
A Aneel informou que a decisão de manutenção da bandeira no patamar vermelho 1 se deu por causa de parcela significante da energia ser fornecida por meio de usinas termelétricas, que têm custo de geração de energia mais alto. Também pesou na decisão a diminuição do volume de chuvas, com a intensificação da estação seca.
“Setembro é um mês típico do final da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). A previsão hidrológica para o mês sinaliza permanência do quadro de estiagem, com vazões abaixo da média histórica”, disse a Aneel.