Bahia recebe 80 novas ambulâncias do Samu; Teixeira de Freitas e Alcobaça são contempladas

-
04 de fevereiro de 2025
Share:

A rede de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia foi reforçada com a entrega de 80 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), beneficiando 73 municípios. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (31), em Salvador, com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana.

Na região da Costa das Baleias, Teixeira de Freitas e Alcobaça foram contempladas com novas unidades do Samu, fortalecendo o atendimento pré-hospitalar na região. Já no Extremo Sul da Bahia, os municípios beneficiados foram Itabela, Porto Seguro, Eunápolis, Belmonte e Santa Cruz Cabrália, reforçando a assistência em localidades estratégicas.

Reforço na rede de urgência e emergência

O governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância da renovação da frota para ampliar a cobertura e eficiência do Samu. “A Bahia, que é um estado extenso, precisa que a frota do Samu esteja em dia e tenha abrangência para atender desde a atenção básica até a alta complexidade. Só a Bahia recebe 80 ambulâncias. É um dia muito feliz”, afirmou.

A ação faz parte de um programa do Ministério da Saúde, que destinou 170 novas ambulâncias para nove estados do Nordeste, com um investimento federal de R$ 23,1 milhões apenas para a Bahia. Desde 2023, o estado já recebeu 193 novas ambulâncias, e a previsão é de que mais 80 veículos entrem em operação até o primeiro trimestre de 2025.

Coordenadora do Samu em Luís Eduardo Magalhães, Marianna Constela ressaltou o impacto da renovação da frota na qualidade do atendimento. “Vai qualificar muito o atendimento à população. Muda completamente na agilidade do serviço e no tempo-resposta para atender emergências. Além disso, traz mais conforto para pacientes e profissionais da saúde”, disse.

Samu como política de Estado

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, reforçou que o objetivo não é apenas ampliar a cobertura do Samu, mas garantir um serviço mais eficiente e ágil. “Nossa ideia não é só atender a população com um Samu renovado, mas salvar vidas. Isso que a gente tem que lembrar sempre: o Samu salva vidas e, hoje, é uma política de Estado. Até o ano que vem, teremos 100% de cobertura”, garantiu.

A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, destacou que o reforço na frota fortalece a rede de urgência e emergência em toda a Bahia. “São renovações de frotas que consolidam o Samu como um serviço essencial para a saúde pública do nosso estado”, afirmou.

Além da entrega das ambulâncias, o evento também marcou a inauguração do Hospital Estadual Mont Serrat, o primeiro da rede pública especializado em cuidados paliativos no Brasil.

Municípios baianos contemplados

Na Costa das Baleias, Teixeira de Freitas e Alcobaça receberam novas ambulâncias, garantindo um atendimento mais ágil às emergências médicas na região. No Extremo Sul da Bahia, os municípios de Itabela, Porto Seguro, Eunápolis, Belmonte e Santa Cruz Cabrália também foram beneficiados.

A renovação da frota reforça a estrutura do Samu e amplia a capacidade de resposta às emergências, garantindo um atendimento mais eficiente para milhares de baianos.

Compartilhar: