Sem categoria

Avião de transporte da Embraer ganha novo nome para mercado internacional

By 18 de novembro de 2019 Nenhum Comentário

A Embraer e a Boeing anunciaram nesta segunda-feira (18) o novo nome do avião de transporte multimissão que pretendem vender em conjunto, por meio de uma joint-venture que está à espera da aprovação de órgãos regulatórios para operar. O KC-390 agora se chama C-390 Millennium. O nome reflete a ideia central das duas empresas, que é apresentar o avião como uma solução do novo milênio, em oposição à idade de seu principal concorrente, o americano Lockheed C-130 Hércules, um projeto dos anos 1950.

Na feira Dubai Airshow, nos Emirados Árabes Unidos, foi anunciado também o nome da joint-venture: Boeing Embraer – Defense. O nome da fabricante americana ganha destaque devido à sua maior capilaridade no mercado mundial, ainda que a empresa brasileira tenha 51% das ações da nova empresa. “O nome da nossa joint-venture reforçará a competitividade global e ampliará os mercados potenciais”, afirmou em nota o presidente da Embraer Defesa, Jackson Schneider.

A joint-venture será uma das três empresas que sairão do acordo entre Boeing e Embraer, finalizado no começo deste ano e que aguarda aprovação de órgãos de defesa da concorrência. A Comissão Europeia é o foco de preocupações neste momento, já que o processo por lá está sendo objeto de escrutínio detalhado. Além da joint-venture, a americana será dona de 80% da área de aviação comercial da Embraer, responsável por 46% de sua receita líquida no ano passado. Ela se chamará Boeing Brasil – Commercial, quando e se for aprovada para operar.